Salvador

ALAGOINHAS INAUGURA MAIS DUAS NOVAS PRAÇAS NO PROJETO A PRAÇA É NOSSA

Vide
| 08/12/2009 às 19:00
Igreja de Nossa Senhora da Conceição no Distrito de Olhos D`Água, Aramari
Foto: Amilton André
           Será nesta quinta-feira, às 19h, a inauguração das Praças II de Santa Terezinha e a Nulce Pereira Gonçalves, no bairro Marechal Floriano . Esta última recebe o nome da mãe do Prefeito Paulo Cezar, em homenagem póstuma. As inaugurações dão continuidade ao Programa A Praça é Nossa, que já entregou três novos espaços à população de Alagoinhas.


         Através da Gerência de Projetos - GEPRO, que tem à frente a arquiteta Sônia Fontes, a Prefeitura de Alagoinhas prevê, por meio do Programa, a requalificação de 17 praças da cidade. Com novos bancos, novos jardins, novo calçamento e nova iluminação, as praças da cidade estão ganhando uma nova vida, para felicidade dos moradores que voltam a usar os espaços como áreas de lazer e encontro das famílias.


         Para deixar as praças mais bonitas, participam do Programa A Praça é Nossa, as Secretarias de Infraestrutura - SECIN, que tem à frente o Secretário Eduardo Alvarenga e a Secretaria de Serviços Públicos - SESEP, coordenada pelo Secretário Roberto Torres. As secretarias se encarregam do Banho de Luz nas praças, levando mais segurança aos moradores e transeuntes do local e contam com a parceria das empresas J Nunes e MFP Construções.


         A primeira inauguração aconteceu no dia 24 de outubro, da Praça Barão do Rio Branco. Já as Praças 1 e 3 de Santa Terezinha, foram inauguradas no dia 12 de novembro. Acompanharam as entregas, os Secretários Municipais, vereadores da cidade, lideres comunitários e personalidades alagoinhenses, além da presença maciça de moradores da localidade.


   N S DA CONCEIÇÃO


O Prefeito de Alagoinhas, Paulo Cezar, esteve nesta terça-feira, 08, em Olhos D'Água, distrito da cidade de Aramari, para prestigiar a comemoração da festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do povoado. 


O pequeno arraial de Olhos D'Água surgiu por volta de 1850 por conta de algumas propriedades agropecuárias desenvolvidas na localidade no final do século XVII.


Com o aumento das casas comerciais e residenciais, foi construída uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição dos Olhos D'Água em 1879, dando à localidade condição de distrito. Com a chegada da oficina da Leste Brasileira, a sede do distrito foi transferida para um local com aproximadamente 8 km de distância, mas só na mesma região de Olhos D'Água é que foi batizado de Aramari.


Daí pra cá centenas de fiéis saem no dia 8 de dezembro em peregrinação, da Igreja Matriz no centro da cidade de Aramari em direção a Olhos D'Água.  Lá a Padroeira é recebida pelos moradores locais e visitantes, sendo reverenciada com a celebração de uma Missa. A comemoração se tornou tradicional.


O prefeito de Aramari, José Carlos, afirmou a importância da presença do amigo e Prefeito Paulo Cezar: "Só tenho a agradecer o carinho de Paulo Cezar pela cidade, principalmente nesta data de grande representatividade para a população aramariense", ressaltou.