Salvador

SESP DESTRÓI 198 MIL CDs E DVDs PIRATAS RECOLHIDOS AO LONGO DO ANO

vide
| 26/11/2009 às 14:49

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), concretizou na manhã desta quinta-feira (26), mais uma ação em prol do ordenamento do comércio informal. No pátio da Coordenadoria de Serviços Diversos (antiga Limpurb), na Avenida San Martin, com a participação do secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, um total de 198 mil CDs e DVDs piratas, apreendidos ao longo do ano, foram destruídos. No ano passado esse número chegou a 200 mil.


De acordo com o secretário, embora o combate a pirataria seja de responsabilidade das polícias civil e federal por se tratar de crime, a Sesp, como órgão responsável por estabelecer a ordem na cidade quando o assunto é ambulante, não pode permitir que tomem toda a calçada com seus produtos e inviabilizem a passagem dos pedestres", destacou, complementando que ordenar o comércio informal, desde o dia em que assumiu a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), está entre as principais metas.

"Sabemos que se trata de uma questão social e que à medida que o desemprego vai aumentando o problema vai se agravando, mas é importante deixar claro que não somos contra os vendedores, apenas temos que cumprir com o nosso papel que é regularizar esse comércio".


Por fim, Mota fez questão de ressaltar que a secretaria já está estudando uma maneira de resolver definitivamente o problema. "Estive no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, cidades consideradas exemplos neste sentido e, com base nisso, estamos encaminhando um projeto que já está em fase final para a Câmara de Vereadores. A idéia é criar um Shopping dos ambulantes, com cinco zonas inicialmente regimentadas para esses vendedores possam trabalhar de forma legal".


A primeira, conforme Mota, será na Liberdade, estendo-se para o Iguatemi, Comércio, Baixa dos Sapateiros e Avenida Sete de Setembro. "No Canal da Estação Transbordo, por exemplo, a idéia é cobrir parte do canal para instalar uma média de 800 ambulantes, remanejando todos que atuam em áreas próximas. A meta é colocar o projeto em prática já em 2010", comemorou.