A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a vacina contra a meningite meningocócica (tipo C), a forma mais grave da doença, não faz parte do calendário vacinal do Ministério da Saúde, e, por isso, não é disponibilizada nas unidades de saúde da rede pública municipal.
Em Salvador, a vacina é fornecida, gratuitamente, apenas para grupos de risco, como portadores do vírus HIV. Nestes casos, as pessoas com suspeita de terem contraído a doença devem procurar os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), instalados no Hospital Couto Maia, em Monte Serrat, na Cidade Baixa, e Centro Pediátrico Prof. Hosanah de Oliveira, no Canela.
Nos casos de suspeita ou confirmação da meningite meningocócica, a Secretaria Municipal da Saúde inicia imediatamente as ações para conter o avanço da doença, cumprindo todas as determinações preconizadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Equipes da Vigilância Epidemiológica visitam as casas das pessoas infectadas para investigar quais foram os últimos contatos do doente e todos passam pelo tratamento a base de antibióticos, chamado de quimioprofilaxia.
Quem não teve contato direto e contínuo com a vítima da meningite meningocócica não precisa ser medicado. Além disso, a SMS esclarece que as equipes municipais de saúde realizam ações educativas junto à população (escolas, hotéis, sala de espera, comunidade) através da distribuição de cartazes e folhetos, orientando a busca precoce de atendimento médico, quando da presença de sinais e sintomas sugestivos de meningite.
As atividades educativas foram desenvolvidas em todos os bairros onde houve registros de casos da doença. Nesta última terça-feira (24), a Vigilância Epidemiológica visitou o bairro de Caixa D'água, região onde foram registradas as duas últimas mortes causadas pela meningite tipo C.
A SMS recomenda que em caso de suspeita, a vítima deve ser conduzida imediatamente a um posto municipal de saúde, onde os exames serão realizados para verificar a existência da meningite. Para obter informações sobre o posto de saúde mais próximo de casa, é só ligar para o Disque Saúde 160.