Salvador

SECRETÁRIO VALMIR ASSUNÇÃO RECEBE MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES, QUINTA

veja
| 18/11/2009 às 13:25
O secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia, Valmir Assunção, será agraciado nesta quinta-feira (dia 19), com a medalha Zumbi dos Palmares.
 
A indicação foi do vereador Henrique Carballal (PT), que justifica a homenagem como reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Assunção "seja à frente da SEDES ou como deputado Estadual". Valmir Assunção foi o primeiro negro e nordestino a integrar a direção nacional do MST e é hoje uma das suas principais expressões.

Assumiu o primeiro mandato de deputado estadual em 2005 com o compromisso de lutar pela destinação das terras devolutas para a reforma agrária e pela Igualdade Racial. Foi vice-líder da bancada do PT, presidiu a Comissão Especial de Assuntos da Comunidade Afro-descendente, vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e membro das comissões especiais da Fome e do Cacau.

Em janeiro de 2007, assumiu a pasta inédita de secretário do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (SEDES), uma responsabilidade respaldada pelos 68 mil e 302 votos, que o fizeram deputado estadual mais votado do PT na Bahia. Autor do Projeto de Lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, Assunção diz que receber a medalha que faz homenagem ao maior símbolo da resistência contra a escravidão no país é muito importante.
 
Para ele "recuperar o ideal de Zumbi não é apenas rememorar Palmares, mas resgatar um importante exemplo de luta e organização pela emancipação do povo brasileiro", diz. As ações desenvolvidas pela SEDES atestam o comprometimento com a política de desenvolvimento social do Governo Lula na Bahia com recorte racial e de gênero. São mais de 30 milhões investidos em vários programas e projetos que tem como guarda-chuva principal o Programa de Povos e Comunidades Tradicionais.