A programação da Semana da Consciência Negra, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social - Semas esta cheia de atividades e promete mobilizar toda a cidade. A iniciativa do prefeito Paulo Cezar de transformar a data em feriado foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.
São poucas as cidades brasileiras - a exemplo do Rio de Janeiro -, que adotam o 20 de novembro como feriado. Agora, com a Lei 1.985/2009, Alagoinhas passa a ser a segunda cidade do estado da Bahia a ter a data devidamente reconhecida.
O 20 de novembro é uma homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo dos Palmares, assassinado nesta data em 1695. O Quilombo, fundado em 1597 por escravos foragidos de um engenho pernambucano, rapidamente se transformou em símbolo da resistência negra contra a escravidão.
Zumbi foi traído por correligionários e a data foi transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978. Confira abaixo a programação completa da Semana da Consciência Negra em Alagoinhas.
Dia 17/11 - Terça Feira
18h30 - Solenidade Especial em Comemoração à Semana da Consciência Negra na Câmara de Vereadores de Alagoinhas
Dia 18/11 Quarta Feira
Manhã e Tarde - Mobilização Educativa em diversos
lugares da cidade
18h - Filme
Local: Praça Rui Barbosa
Dia 19/11 - Quinta Feira
16h - Feira Cultural e Artesanal
Local: Praça Rui Barbosa
Dia 20/11 - Sexta Feira
(Dia da Consciência Negra)
8h - Cortejo Afro e Feira Cultural
Concentração: Prefeitura de Alagoinhas
Destino: Praça Rui Barbosa
Inauguração do Museu Fotográfico
Do Agreste de Alagoinhas
15h - Excursão para Salvador
O presidente Lula desembarca em Salvador nesta data para assinar o Estatuto da Igualdade Racial, em evento realizado na Praça Castro Alves, também conhecido como o poeta dos escravos.