O comando da Aeronáutica e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informaram nesta tarde que um helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro estava se deslocando, às 17h20, para o local do acidente do C-98 Caravan para continuar as buscas pelo servidor da Funasa João de Abreu Filho e pelo suboficial Marcelo dos Santos Dias.
De acordo com a nota, uma equipe de buscas com equipamentos de mergulho será reforçada por barcos e contará com a colaboração de índios da região.
De acordo com a Aeronáutica e com a Funasa os nove sobreviventes do acidente foram encaminhados ao Hospital Geral do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), para avaliação médica. Os militares e civis passam bem e podem, ainda nesta sexta-feira, seguir em voo da Força Aérea Brasileira para Tabatinga (AM) e Manaus (AM).
Localização dos sobreviventes
De acordo com nota da FAB, a aeronave foi localizada às 9h40 do horário local (11h40 de Brasília). o avião pousou no rio Ituí, afluente do rio Javari, entre as aldeias Aurélio (da tribo dos Matis) e Rio Novo (da tribo dos Murugos). O C-98 foi inicialmente localizado por índios da tribo dos Matis, e a FAB enviou para o local as aeronaves que estavam engajadas na operação de busca.
O C-98 Caravan pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), sediado em Manaus (AM), e desapareceu na manhã de quinta-feira quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). Onze pessoas estavam a bordo, sendo quatro militares e sete funcionários da F