Os pequenos empresários do varejo de Lauro de Freitas terão a oportunidade de melhorar as condições de competitividade com as grandes lojas do setor. Em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas e a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, o Sebrae oferecerá auxílio técnico e consultoria aos pequenos empresários do varejo, com avaliação de conjuntura econômica local, realizando ainda diagnósticos dos pontos fortes e fracos de cada negócio que participar do Programa Varejo Vivo. Nesta quarta-feira (28), durante palestra realizada no plenário da Câmara Municipal, foi feita a apresentação das diretrizes do programa a empresários.
O palestrante do Sebrae, Márcio Maia, destacou que é fundamental que os empresários não resumam seu dia-a-dia ao apreciar o entrar e sair de clientes em sua loja, mas verificar quais são as tendências do mercado, o que muda, quais são os novos gostos do consumidor. O trabalho de acompanhamento com os micro-empresários deve durar dois anos e, neste tempo, serão realizados diagnóstico do segmento na cidade, elaboração participativa de cronograma de ações, capacitação e consultorias gerenciais. Maia lembrou ainda que o lojista não pode esquecer o marketing e a avaliação de resultados.
A coordenadora de Produção e Execução de Projetos da Superintendência de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sudic), Mariana Assunção, disse que o município já vem há algum tempo, através de programas como o Pater, buscando o fortalecimento e união dos comerciantes, empreendedores e empresários locais. O presidente do CDL de Lauro de Freitas, Kildere Abreu, disse que é de extrema importância para o setor varejista local o empenho da Prefeitura em manter a parceria com o Sebrae, com vistas a otimizar o mercado varejista na cidade