O município de Feira de Santana pode ser contemplado com recursos para aplicação direta na área de prevenção à violência, uma vez aprovado projeto encaminhado ao Ministério da Justiça (MJ), em Brasília.
O projeto foi elaborado pelas Secretárias Municipais de Governo e Planejamento, observando as diretrizes estabelecidas pela recém criada Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos.
O documento, apresentando seu cronograma físico e suas metas, justificativa, objetivos gerais e específicos, além de metodologia de intervenção e resultados esperados, deverá ser apreciado pelo MJ.
O recurso, na ordem de R$ 426,553,30, seria utilizado na capacitação (30%) da Guarda Municipal; 30% em ações de prevenção, e mais 40% em material permanente. O montante é oriundo do Fundo Nacional de Segurança Pública.
O secretário municipal de Prevenção à Violência, está bastante otimista com a aprovação do projeto. "O Governo Municipal se preocupou em enviar um projeto bem elaborado. Vamos agora aguarda resposta do Ministério da Justiça", disse.
O prefeito Tarcízio Pimenta ressalta que a aprovação desse projeto vai colaborar com as ações que o município tem empreendido na prevenção da violência. "Parte desse recurso, como prevê o projeto, seria aplicado justamente em ações de prevenção, principalmente, entre as camadas mais vulneráveis", diz.