Além de manter a certificação ISO 9001 para os procedimentos legislativos, concedida em 2007 pelo Bureau Veritas Certification, a Câmara Municipal de Salvador conseguiu estender o selo para áreas administrativas da Casa. O resultado foi anunciado na última sexta-feira (16), quando foi apresentado o parecer técnico da visita realizada pela empresa certificadora nos últimos dias 15 e 16.
O relatório final foi entregue à direção da Câmara, com todas as recomendações apontadas pelas auditoras Claudia Lorens (especialista) e Luciene Cirne para o aperfeiçoamento do Sistema de Gestão de Qualidade. O documento será repassado aos gestores das unidades envolvidas na certificação para que as orientações sejam seguidas.
Para a auditora Luciene Cirne, a Câmara Municipal de Salvador, por ser a pioneira na certificação entre as casas legislativas das capitais brasileiras, tem uma grande responsabilidade. "É preciso avançar ainda mais para que o sistema de gestão amadureça, adquira a cara dos gestores e não apenas obedeça a normas distantes da realidade do trabalho feito em cada área", disse. "Cada oportunidade de melhoria é uma chance de superar desafios e a Câmara demonstra acompanhar as mudanças que acontecem nas organizações modernas e eficazes no mundo".
Diante da grande expectativa dos gestores de que a direção mantenha o apoio às ações necessárias para aperfeiçoar a política de qualidade, a diretora Gizélia Velame assegurou que serão oferecidas todas as condições para a melhoria do desempenho das unidades administrativas. "Vamos nos empenhar para continuar implantando métodos eficazes de trabalho, que possibilitem não só a prestação de bons serviços para o público interno, como também para a modernização institucional e a melhoria dos serviços prestados a toda população", declarou.
Valorização do servidor
O gestor da Qualidade, José Rodrigues, chamou a atenção para a dupla função do sistema de qualidade: moderna ferramenta de gestão e instrumento de apoio ao servidor, valorizando sua atuação. Todas as recomendações apresentadas no relatório final da auditoria externa também foram encaminhadas às três diretorias da Casa para as devidas providências e posterior avaliação na próxima reunião de análise crítica da gestão da qualidade, em dezembro.
As auditorias externas do sistema de gestão de qualidade são realizadas anualmente. Este ano, os processos auditados foram: Almoxarifado, Limpeza e Conservação, Infraestrutura e Manutenção, Patrimônio, Compras, Comunicação Interna, Segurança, Gestão da Qualidade, Plenário, Comissões, Expediente e Documentação e Taquigrafia. Não foi apontada nenhuma não-conformidade nos procedimentos avaliados pelas auditoras.
As principais oportunidades de melhorias sinalizadas foram a disseminação do uso das ferramentas de comunicação interna, como intranet e e-mail corporativo, treinamento de pessoal continuado com foco na gestão de competências, definição de indicadores de qualidade para todos os processos certificados, aprimoramento dos procedimentos da Tecnologia da Informação e ampliação do escopo da certificação para incluir outras unidades administrativas.