O governador Jaques Wagner passou pouco mais de duas horas no parque de exposições Miguel Fontes, em Alagoinhas, e parabenizou pela organização da feira de agronegócios da cidade. Recebido pelo prefeito Paulo Cezar afirmou que apoio do Governo da Bahia vai ser ainda maior, em 2010, porque uma das metas para o setor é justamente fortalecer as exposições agropecuárias de todo o estado já que o agronegócio representa 25% da economia baiana.
Jaques Wagner disse que na semana passada foi lançado o programa Safra Agrícola pecuária 2009/2010 com uma série de inovações para fortalecer tanto a agricultura familiar como, os grandes produtores com novas linhas de financiamento e a compra pelo governo de metade da produção.
O governador alertou aos prefeitos presentes que no próximo dia 10 termina o prazo para inscrição no Plano Garantia Safra, direcionado para a agricultura familiar e que garante uma indenização de 600 reais aos pequenos produtores caso eles tenha algum problema com a perda da safra.
mmCitou ainda o trabalho para a recuperação da lavoura cacaueira a compra e distribuição, para agricultura familiar, de 40 matrizes de ovelhas, bodes e cabras e uma linha de financiamento para a compra de tratores, com três anos de carência e sete para pagar a dívida, com juros zero, totalmente bancado pelo governo do estado
Para Alagoinhas o governador afirmou que em breve vai estar de volta à cidade para anunciar oficialmente a obra de duplicação da Avenida Juracy Magalhães. Falou também que a obra de urbanização do Petrolar também vai retomada e no ano que vem começa a construção da estrada que liga Alagoinhas ao litoral norte.
O prefeito Paulo Cezar falou que "o nosso governador da mais uma vez demonstração do respeito e carinho que Jaques Wagner tem o povo de Alagoinhas e que não vai medir esforços para trazer o desenvolvimento para a cidade e melhorrar a qualidade de vida da população".
Também presentes a visita do governador estavam os secretários Roberto Muniz da Agricultura e João Leão da Infra-estrutura, o presidente da Assembléia Marcelo Nilo do PSDB, os deputados Luiz Argolo e Eliana Boaventura do PP e o ex-governador Otto Alencar, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, além de vereadores, secretários municipais e prefeitos de cidades vizinhas.
Antes de deixar o parque de exposições o governador visitou o stand da Semas, secretaria de Assistência Social, para conhecer os projetos coordenados pela secretária Tatiana Andrade. Bastante cumprimentada por onde passava Jaques Wagner retornou para Salvador no início da noite.
DEM/PSDB
A Expo Alagoinhas 2009 também foi visitada no sábado último pelos os ex-governadores Paulo Souto e Antonio Imbassahy, hoje presidentes do DEM - Democratas e do PSDB, respectivamente, o atual prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, o ex-prefeito, também de Feira, José Ronaldo e o ex-ministro das Minas e Energia Raimundo Brito.
Eles foram recepcionados pelo prefeito Paulo Cezar, pelo vice Marco Antunes, pelo secretário de Governo João Rabelo além de vereadores e políticos de vários partidos.
Juntos eles percorreram as instalações da Expo Alagoinhas e foram unânimes em elogiar a organização da exposição. Imbassahy que também já foi prefeito de Salvador por dois mandatos, não se cansava em repetir para os repórteres a qualidade da administração do prefeito Paulo Cezar.
A congregação de tantos nomes importantes e de variadas matizes políticas, mostra a importância de Alagoinhas no contexto político da Bahia e também o prestígio do prefeito Paulo Cezar, que vem imprimindo um estilo aberto e democrático de se relacionar e de buscar investimentos para a cidade. "A época do palanque terminou. O foco agora é o desenvolvimento do município. Este é o papel do gestor", costuma frisar Paulo Cezar.