"Esta é a solenidade mais importante que eu participei em todo a minha vida política". A frase do prefeito Paulo Cezar, dita na abertura da reunião anual conjunta do Conselho Estadual de Educação com os Conselhos Municipais.
Disse também que a educação tem que ser tratada como prioridade para todo governante, que deseja melhorar a qualidade de vida do povo. Segundo o prefeito, a cidadania passa necessariamente por uma educação de qualidade, foi justamente por isso que ele usou a capacitação técnica como critério principal para a escolha da secretária de Educação, Ana Sueli.
No encontro que acontece no Centro de Cultura de Alagoinhas a "Educação Infantil" é o tema central da reunião. Para Astor de Castro Pessoa, presidente do Conselho Estadual de Educação, este encontro é uma oportunidade única para que se amplie a participação dos conselhos na elaboração das políticas públicas direcionadas à educação.
A mesma opinião tem o secretário de educação do estado, Osvaldo Barreto. Para ele, o grande número de municípios que enviaram representantes para a reunião, demonstra que a educação é o hoje um assunto que tem sido tratado como prioridade nas agendas de discussões de todo o país. Para resolver os grandes problemas da educação hoje no país é preciso mobilizar cada um dos setores envolvidos com o assunto.
Para Geraldo Grossi, presidente do fórum nacional dos Conselhos Estaduais de educação, o encontro é de grande importância para consolidar os conselhos, não só como órgão fiscalizador do funcionamento das escolas, mas também como um legítimo fórum para que pais, alunos, professores e educadores possam discutir e trocar informações sobre os rumos da educação no país como um todo e nos municípios especificamente.
Como anfitriã do encontro a secretária de Educação de Alagoinhas, Ana Sueli, disse que a reunião foi realizada este no município pela iniciativa do prefeito Paulo Cezar através de um convite feito diretamente ao conselho estadual. Um vídeo institucional da Seduc mostrou um resumo das ações da secretaria nesses primeiros oito meses de governo.
A melhor qualificação da merenda, o transporte escolar que a partir do mês que vem, ganha um novo serviço e a informatização das escolas e dos sistemas da Seduc foram apresentados no vídeo que também mostrou um resumo da vida e obra da professora Iraci Gama, homenageada na reunião por escolha dos conselheiros municipais de Alagoinhas.
Iraci Gama disse, que até estranhou quando soube da homenagem, já que momentos como esse não são tão comuns na vida dela. A professora, conhecida em Alagoinhas pelo trabalho de preservação da memória da cidade, disse ainda, que se sentia honrada com a indicação, mas que o ela queria mesmo é uma ajuda para manter a FIGAM, Fundação Iraci Gama, funcionando numa sede própria e com recursos para desenvolver os projetos que estão paralisados