Quatrocentos policiais participam de uma megaoperação em Salvador para conter o banditismo e uma pessoa morreu e cinco foram presas no bairro da Paz nesta sexta-feira, 25. A operação intitulada Big Bang ainda está em andamento e cumpre 20 mandados de prisão e outros 20 de busca e apreensão na capital baiana. Um engarrafamento travou a Paralela durante toda manhã.
A ação policial abrange diversos bairros de Salvador, como Subúrbio, Pernambués, Cajazeiras, Mussurunga e Bairro da Paz, onde um homem, não identificado, morreu. Policiais civis disseram que ele resistiu à prisão. O rapaz foi levado para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu. Agentes da civil e militares percorrem as ruas do Bairro da Paz e relatam alguns tiroteios.
Os primeiros presos começam a chegar à sede do Comando de Operações Especiais (COE), localizada no Aeroporto. A ação é sequência da operação de mesmo nome, é resultado de dois anos de investigação. O trabalho é realizado pelas Polícias Civil e Militar com o acompanhamento do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP).
OUTROS ESTADOS
Também são cumpridos 15 mandados de prisão e outros 15 de busca e apreensão, todos expedidos pela justiça baiana, em Mato Grosso, em Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande. A operação é comandada por um delegado da Polícia Civil baiana, de prenome Nilton Tormes, titular da 14º CP, na Barra. "A operação é toda da polícia baiana. Estamos dando suporte. Mais de 50 policiais mato-grossenses trabalham na operação", disse o delegado Marcelo Martins, titular da delegacia de repressão a entorpecentes.
Foram presos fornecedores de drogas e laranjas, que disponibilizavam suas contas bancárias para a movimentação financeira do tráfico. O delegado baiano já iniciou o interrogatório dos detidos. Três pessoas foram presas em Mato Grosso. Tormes viajou na última terça, 22, para comandar a ação em Mato Grosso. A gerência de inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso colabora com a ação.