Vide
Sindicato dos Servidores Públicos do Município de UNA (Sinfespu), através do seu presidente, José Carlos Ferreira, e do vice, Osvanildo Paixão, denuncia o prefeito de Una, Dejair Birschnner, que há sete meses reduziu, de forma arbitrária, os salários dos servidores. A decisão prejudica 230 funcionários.
Os servidores públicos não tinham aumento há 15 anos. Em junho de 2008, houve um reajuste aprovado pela Câmara, conforme Lei 759/2008. Em 25 de março, o prefeito baixou uma portaria retirando o reajuste que havia sido concedido pela gestão anterior.
A redução salarial teve impacto negativo na vida dos trabalhadores, que não estão conseguindo honrar os compromissos financeiros. O comércio local foi duramente atingido.
O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Una entrou com um mandado de segurança na 1ª Instância e o juiz Ricardo Dias de Medeiros Neto concedeu duas liminares favoráveis aos servidores. O prefeito não obedeceu à justiça. Os servidores aguardam a decisão da desembargadora, Daisy Lago Ribeiro Coelho, que concedeu o efeito suspensivo em favor do município.