A prefeita apresentou ao secretário todos os programas que hoje vêm sendo implantados em Lauro de Freitas por conta do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), além de salientar a criação da Superintendência de Segurança Municipal. Lauro de Freitas recebeu do Pronasci dez motocicletas, três viaturas e 20 bicicletas para serem utilizadas pela Guarda Municipal, e 26 câmeras para monitoramento, que serão posicionadas seguindo orientação das polícias Civil e Militar.
Coordenador do Pronasci no município, José Carlos Arruti destacou a necessidade de o Estado acelerar a liberação dos recursos para as bases da Polícia Comunitária, previstas para serem implantadas em Itinga, Portão, Lagoa dos Patos e Vida Nova. "Essa é uma medida importante na política de segurança para o município, e que está de acordo com o conceito de segurança do Pronasci".
Quanto ao tráfico de drogas, César Nunes afirmou que "estão sendo retirados de circulação todos os principais traficantes que agem na região". Nunes também apontou que está sensível à carência de equipamentos, como viaturas e pessoal em Lauro de Freitas e anunciou que a cidade poderá ser beneficiada com a aquisição de novas viaturas e contratação de novos policiais.
Depois de ouvir representantes da comunidade, o secretário destacou a importância da participação da população no auxílio ao trabalho da polícia, de investigação e repressão à criminalidade. "A polícia não tem bola de cristal e precisa que as pessoas informem as coisas que ocorrem. Isso é feito sob o mais absoluto sigilo", lembrou o secretário. A prefeita Moema Gramacho reforçou a proposta de que as ações de segurança sejam pensadas em comum para os municípios da Região Metropolitana de Salvador, de forma a evitar a migração de marginais de uma cidade para a outra.