Salvador

180 CÃES E GATOS SERÃO CASTRADOS NO CAMPUS UEFS NESTE FINAL DE SEMANA

Veja o que acontecerá com os gatinhos
| 18/09/2009 às 19:37
Superpopulação de gatos no Campus da UEFS está provocando doenças em alunos
Foto: ASCOM

Pela primeira vez em Feira de Santana cães e gatos serão castrados, com o propósito de diminuir a superpopulação animal. O projeto piloto será desenvolvido, inicialmente, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).


A castração dos animais vai ocorrer neste final de semana. Cerca de 180 cães e gatos serão submetidos ao procedimento, no próprio campus da Uefs, no laboratório BIO 01, do módulo I, nos dias 19 e 20.


De acordo com a veterinária e coordenadora do Centro Municipal de Controle de Zoonoses, Mirza Carvalho, esses animais transitam pelo campus e geram reclamação de estudantes, funcionários e as pessoas que frequentam a Uefs.


"Essa foi a melhor alternativa encontrada para resolver um problema que há muito tempo vem gerando reclamações, principalmente, entre a comunidade universitária", ressalta a médica veterinária, Mirza Carvalho.


O mutirão vai contar com a participação de 30 estudantes do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), agentes do Centro de Controle de Zoonoses, além de professores da área de Ciências Biológicas da Uefs e médicos veterinários.


O procedimento de castração animal é uma ação conjunta do Comitê de Bem-Estar da Uefs (CEUA), FTC, do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica.