Salvador

REDE DE CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA É LANÇADA NA BAHIA

Acompanhe
| 17/09/2009 às 18:55
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, participou na manhã desta quinta-feira (17), no plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do 1º Fórum da Rede de Controle da Gestão Pública na Bahia.

O evento faz parte do protocolo de intenções celebrado entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e diversos órgãos e entidades públicas que, além de viabilizar a atuação coordenada e a troca de informações entre os integrantes, propõe o fortalecimento do controle social como medida de atuação preventiva no combate à corrupção.

A abertura do fórum foi realizada pelo presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, e também contou com a presença do ministro-chefe interino da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro, do presidente do TCE, conselheiro Manoel Castro, da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Sílvia Zarif, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, do secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, representando o governador Jaques Wagner, e do procurador geral do Estado, Rui Moraes Cruz. 

O presidente do TCM ressaltou "a imensa contribuição do TCU no fortalecimento do sistema nacional de controle externo e no incentivo ao maior entrosamento entre os tribunais". Destacou também que, apesar do aumento da eficiência que se vem imprimindo às ações fiscalizatórias, ainda são constantes as notícias sobre desvios, desperdícios e mau gerenciamento de recursos que resultam na descrença da opinião pública em relação aos órgãos de controle, sobretudo quanto ao trabalho que efetivamente os tribunais de contas realizam.

"E por isso é necessária a continuidade dos esforços, no sentido de aperfeiçoar e conferir maior visibilidade aos processos de trabalho dos TCs e oferecer respostas mais rápidas a essas ocorrências", afirmou Francisco Netto. A Rede de Controle é uma iniciativa nacional do TCU, lançada no início deste ano, em Brasília, e desde então tem sido articulada com parceiros estratégicos nos estados brasileiro. A Bahia é o 14º estado a assinar o acordo.