A inclusão de Itabuna no projeto do complexo intermodal do Porto Sul, Ferrovia Oeste-Leste, um aeroporto internacional e uma Zona de Processamento de Exportação, foi reivindicada pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Eduardo Fontes Neto, em audiência com o governador Jaques Wagner.
O encontro foi intermediado pelo deputado federal Roberto Brito, do PP e teve as participações do prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, além do presidente da Federação de Associações Comerciais da Bahia, Clóvis Cedraz e pelo empresário Ronaldo Heilberg, presidente da Trifil.
No documento encaminhado ao governador foi reivindicada a implementação das medidas necessárias à integração dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Itajuípe e Buerarema numa região metropolitana. Uma outra reivindicação foi com relação à duplicação da BR-415, trecho Itabuna- Ilhéus.
No mesmo documento o presidente da ACI reivindicou a inclusão de Itabuna no plano de saneamento básico do Estado. Eduardo Fontes falou ainda sobre a necessidade de conclusão das obras do Centro de Convenções e do Teatro Municipal de Itabuna