A partir das 8 horas deste sábado, dia 12, um "exército" formado por mais de 200 profissionais de diversas áreas, além de voluntários e representantes de órgãos de segurança, estão mobilizados para o Mutirão Pela Paz que acontece do bairro de Fátima, em Itabuna.
A iniciativa é a primeira ação coletiva do Pacto Municipal Contra a Violência e beneficiará, até 15 horas, as famílias daquele bairro e de comunidades adjacentes - Parque Boa Vista, Vila das Dores, João Soares, e Monte Cristo - com uma série de serviços de saúde, educação ambiental, artes, atendimento jurídico, oficinas e atividades esportivas e recreativas.
Para atender à população, além das instalações do Colégio Ciso, na rua Francisco Ferreira da Silva, a Prefeitura de Itabuna finalizou na tarde desta sexta-feira (11) a instalação de toldos nas proximidades do Colégio. O secretário municipal de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, revela que a escolha do bairro de Fátima para a realização do Mutirão Pela Paz levou em conta a sugestão dos órgãos de segurança estaduais - Policia Militar e Polícia Civil - que apontaram elevados índices de violência registrados naquela localidade.
INFLUÊNCIA
Walmir Rosário esclarece que as estatísticas da polícia não estão diretamente ligadas à ação dos moradores da própria comunidade. "A situação é influenciada, principalmente, pela prática delituosa de indivíduos residentes em áreas periféricas já que o bairro de Fátima é um dos mais populosos de Itabuna e possui um setor comercial dos mais expressivos da cidade", frisou o secretário.
O Mutirão Pela Paz é uma das primeiras ações do Pacto contra a Violência em Itabuna, idealizado pelo prefeito Capitão Azevedo, e estarão diretamente envolvidos no as secretarias de Assistência Social, da Educação, da Saúde, da Indústria e Comércio, de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, de Agricultura e Meio Ambiente, Procuradoria Jurídica, Secretaria de Esportes e Fundação Marimbeta. Entre as instituições privadas, estarão atuando a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a Unime/Facsul e o Hospital de Olhos Beira Rio. O Poder Judiciário está presente com o Juizado da Infância e da Adolescência, bem como o Ministério Público, a Defensoria Pública (estadual e municipal) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
0
A participação da Polícia Militar e a Polícia Civil será marcada com ações educativas e de orientação para prevenção contra a violência. Representando a sociedade civil e os clubes de serviços, também participam do Mutirão Pela Paz, a Diocese de Itabuna, igrejas evangélicas, organizações religiosas de matriz africana, o Grupo de Ação Comunitária (GAC), o Conselho Municipal de Segurança, o Rotary Clube e o Lions Club.
Serviços
Alguns serviços na área de saúde já estão definidos, a exemplo de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, serviços oftalmológicos, assistência farmacêutica, orientação sobre cuidados com o recém-nascido e aleitamento materno. Na área das ações educativas a população poderá participar de oficinas e palestras sobre prevenção às drogas, educação para o trânsito, violência contra a mulher, combate a exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
No Mutirão Pela Paz serão desenvolvidas ainda atividades esportivas e culturais, além da apresentação teatral com a trupe da Biblioteca Itinerante, da Secretaria da Educação. Os participantes contarão com serviços de assistência jurídica gratuita, manicure, corte de cabelo, além de oficinas de artesanato e brinquedos. A Prefeitura de Itabuna também está mobilizando prepostos das secretarias de Administração (veículos e a Guarda Civil Municipal) e de Desenvolvimento Urbano