O governador Jaques Wagner anunciou ontem (10), durante a inauguração das novas instalações do quartel do Grupamento Aéreo da Polícia Militar - Graer, no Aeroporto Internacional de Salvador, que no início do próximo ano o estado estará recebendo mais um helicóptero, comprado em parceria com o governo federal, através de convênio com a Secretaria de Segurança.
Diante de uma platéia formada por oficiais da PM, Wagner fez referência aos acontecimentos dos últimos dias e salientou que o Graer é um reforço importante. Defendeu ainda que é necessário mais investimentos no que se refere aos aspectos estruturais, de treinamento e de remuneração da PM e enfatizou o princípio de respeito à hierarquia e à disciplina, "fundamentais para que haja avanços nessa direção".
Composto por 54 policiais, o Graer conta com uma área total de 8,9 mil metros quadrados, sendo 3,3 mil de área construída, divididos em áreas externa (com estacionamentos e pátio de movimentação de aeronaves) e interna (subdividida em dois hangares e o prédio central da administração).
Também foi montado um espaço para a oficina de manutenção aeronáutica da unidade, já nos padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil. A edificação abrigará toda a estrutura operacional e administrativa necessária para apoiar e gerir a frota de aeronaves do Grupamento Aéreo, hoje composta por dois helicópteros tipo Esquilo - mais o que já foi adquirido - e dois aviões Ximango.