Salvador

IBICARAÍ COMEMORA SEMANA DA PÁTRIA COM 1.200 PESSOAS DESFILANDO

Vide
| 08/09/2009 às 19:38
A garotada desfilou no centro da cidade de Ibicaraí
Foto: Juliana Lima
   Depois de quatros anos Ibicaraí volta a realizar o desfile cívico em comemoração a independência do país. Mais de 1200 pessoas desfilaram pelas ruas centrais da cidade, reunindo um público de cinco mil pessoas. As homenagens ao sete de setembro em Ibicaraí começaram logo pela manhã, às 8 horas, com o hasteamento da bandeira.

   
    Logo depois, o início do desfile com a apresentação de escolas das redes municipal e estadual de ensino, Policia Militar, Clube da Fraternidade, Maçonaria, Lions Clube de Ibicarai, Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, jovens do Peti e Projovem, projetos sociais da prefeitura em parceira com o Governo Federal.


     "Conseguimos resgatar o sete de setembro realizando uma grande festa em um misto de organização e participação popular e com economia de recursos", disse a Secretaria de Educação de Ibicarai, Eunice Simões. "E mesmo diante das dificuldades conseguimos reunir um grande público para assistir ao desfile em homenagem a pátria", completou.


      O Grupo de Desbravadores da igreja Adventista proporcionou um dos momentos de grande entusiasmo do público. Formado por 60 crianças de 9 a 14 anos contagiou o público com suas evoluções. Os Desbravadores desenvolvem um trabalho semelhante aos escoteiros mirins, só que com ênfase também na parte espiritual.


         O prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana disse que o objetivo é realizar no próximo ano um desfile ainda maior. Ele diz que a população estava desacostumada com o desfile cívico. A gestão anterior só realizou desfile em 2005 e mesmo assim em proporção bem menor.



"Velhinhos" levam a melhor

 na corrida da Independência em Ibicaraí


      Um quarentão deixou pra trás meninos de vinte na Corrida da Independência realizada ontem(7) em Ibicaraí. Sob sol forte, o Sargento Régis, de 40 anos integrante da Policia Militar, superou os outros 27 participantes, a maioria jovens entre 14 e 27 anos. O "velhinho", como ele mesmo se autodenominou, fez o percurso de oito quilômetros em 28 minutos, chegando à frente de Marcos Silva Farias de 27 anos, atleta de Santa Cruz da Vitória.


     Sargento Régis chegou somente 200 metros na frente do segundo colocado e para isso, valeu o preparo e experiência de corredor com conquistas em Salvador, Ilhéus e Itabuna. A terceira colocação ficou com Santa Cruz da Vitória. O mototaxista Valter Santos Lima, 30 anos, foi quem levou o troféu para a cidade vizinha a Ibicaraí. E não foi somente o quarentão Régis que fez sucesso em Ibicaraí. Outro "velhinho" José Luiz Nascimento de 55 anos fez o mesmo percurso em 38 minutos e venceu na categoria veterano.


       Conhecido como Zito ele corre 13 quilômetros três vezes por semana e pesa 72 quilos. Justifica sua boa forma física, a regularidade nos exercícios e não beber e não fumar. Diz que "às vezes toma um viozinho", para abrir o apetite.


      O final da corrida foi marcado por brincadeiras entre os atletas. O vencedor gozou com os outros atletas por superá-los. Muitos não conseguiram completar o percurso. Entre eles o corredor que saiu na frente.  


     A Corrida da Independência foi patrocinada pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de Ibicaraí e Câmara de vereadores com apoio do comércio local e promoção da Policia Militar da Bahia. "Estamos estimulando todas as modalidades esportivas, no próximo domingo tem seguimento o nosso campeonato", disse Josevan Dias, diretor de esporte.