Logo depois, o início do desfile com a apresentação de escolas das redes municipal e estadual de ensino, Policia Militar, Clube da Fraternidade, Maçonaria, Lions Clube de Ibicarai, Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, jovens do Peti e Projovem, projetos sociais da prefeitura em parceira com o Governo Federal.
"Conseguimos resgatar o sete de setembro realizando uma grande festa em um misto de organização e participação popular e com economia de recursos", disse a Secretaria de Educação de Ibicarai, Eunice Simões. "E mesmo diante das dificuldades conseguimos reunir um grande público para assistir ao desfile em homenagem a pátria", completou.
O Grupo de Desbravadores da igreja Adventista proporcionou um dos momentos de grande entusiasmo do público. Formado por 60 crianças de 9 a 14 anos contagiou o público com suas evoluções. Os Desbravadores desenvolvem um trabalho semelhante aos escoteiros mirins, só que com ênfase também na parte espiritual.
O prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana disse que o objetivo é realizar no próximo ano um desfile ainda maior. Ele diz que a população estava desacostumada com o desfile cívico. A gestão anterior só realizou desfile em 2005 e mesmo assim em proporção bem menor.
"Velhinhos" levam a melhor
na corrida da Independência em Ibicaraí
Um quarentão deixou pra trás meninos de vinte na Corrida da Independência realizada ontem(7) em Ibicaraí. Sob sol forte, o Sargento Régis, de 40 anos integrante da Policia Militar, superou os outros 27 participantes, a maioria jovens entre 14 e 27 anos. O "velhinho", como ele mesmo se autodenominou, fez o percurso de oito quilômetros em 28 minutos, chegando à frente de Marcos Silva Farias de 27 anos, atleta de Santa Cruz da Vitória.
Sargento Régis chegou somente 200 metros na frente do segundo colocado e para isso, valeu o preparo e experiência de corredor com conquistas em Salvador, Ilhéus e Itabuna. A terceira colocação ficou com Santa Cruz da Vitória. O mototaxista Valter Santos Lima, 30 anos, foi quem levou o troféu para a cidade vizinha a Ibicaraí. E não foi somente o quarentão Régis que fez sucesso em Ibicaraí. Outro "velhinho" José Luiz Nascimento de 55 anos fez o mesmo percurso em 38 minutos e venceu na categoria veterano.
Conhecido como Zito ele corre 13 quilômetros três vezes por semana e pesa 72 quilos. Justifica sua boa forma física, a regularidade nos exercícios e não beber e não fumar. Diz que "às vezes toma um viozinho", para abrir o apetite.
O final da corrida foi marcado por brincadeiras entre os atletas. O vencedor gozou com os outros atletas por superá-los. Muitos não conseguiram completar o percurso. Entre eles o corredor que saiu na frente.
A Corrida da Independência foi patrocinada pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de Ibicaraí e Câmara de vereadores com apoio do comércio local e promoção da Policia Militar da Bahia. "Estamos estimulando todas as modalidades esportivas, no próximo domingo tem seguimento o nosso campeonato", disse Josevan Dias, diretor de esporte.