Estudantes, leitores e a comunidade em geral já tem à disposição na Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, no Espaço Cultural no bairro da Conceição, nada menos do que 800 novo títulos de autores variados e internacionalmente conhecidos.
A entrega dos livros foi feita na última de quinta-feira, pelo presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) Cyro de Matos à diretora da biblioteca, Maristela Rezende.
Os novos livros foi o resultado da solicitação feita presidente da fundação junto às editoras internacionalmente conhecidas, graças à sua condição de escritor premiado e igualmente reconhecido internacionalmente. Cyro explicou que chegaram importantes coleções que estavam faltando na biblioteca, mas que ficou surpreso com o volume e a quantidade das caixas. "Se o município fosse adquirir os todos os exemplares teria que investir, no mínimo, cerca de R$ 200 mil", disse.
CULTURA
O prefeito Capitão Azevedo disse que o governo municipal precisa de pessoas como Cyro de Mattos, que se preocupa em resgatar a cultura falada e escrita na cidade. Ele parabenizou Cyro e pediu que ele continue neste caminho, porque faz bem a Itabuna.
Os livros são das editoras Atual, Saraiva, Dimensão, Casa de Jorge Amado, da Universidade Federal da Bahia, LGE de Brasília e de São Paulo, as mesmas que também publicam os livros de sua autoria, segundo Cyro. Ele informou que cada editora enviou em cerca de 100 livros. Ele adianta que já encaminhou novo ofício à Fundação Pedro Calmon e ao Sistema de Biblioteca da Bahia, através da gerente Carmem Campos, solicitando novas doações.
Entre os novos livros, o presidente da Ficc destacou três coleções de grande importância, que segundo ele, vai fortalecer o conhecimento de alunos que buscam estes livros. São elas: a Biografia de todos os presidentes da República, em sua maioria escritos por Helio Rocha; os grandes cientistas, da Editora Brasil, a coleção de três volumes que contam a historia da Interpretação do Brasil, a Rainha do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda. "São obras raras, imprescindíveis e enriquecedoras para o municipio", ressaltou.
Cyro de Matos disse que até o final do ano a biblioteca municipal também ganhará novos computadores para que os alunos possam fazer pesquisas pela Internet, além de cadeiras e mesas. Os funcionários da biblioteca também participarão de cursos de capacitação.
A diretora da biblioteca, Maristela Rezende, disse que os novos livros atendem aos anseios de alunos e pesquisadores que procuravam títulos de extrema importância, mas, o acervo estava escasso. Ela lembra que a biblioteca funciona das 8 da manhã às 18 horas de segunda a sexta feira