Foram assinados dois convênios entre o Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesab), e a prefeitura de Serrinha. Um dos convênios é para a ampliação e reforma do Hospital Municipal de Serrinha. "Com esta ampliação, conseguiremos dobrar a capacidade de atendimento no hospital, evitando que os pacientes, muitas vezes, tenham que se deslocar para Feira de Santana ou Salvador", declarou Solla.
O outro convênio, também firmado entre o Estado e a prefeitura de Serrinha, é para a construção de uma Unidade de Saúde da Família na cidade. "Todos querem chegar aos grandes hospitais, mas é muito melhor estruturarmos a atenção básica, fazer com que a comunidade receba orientações dos Agentes Comunitários de Saúde e tenha um atendimento que previna maiores problema de saúde nas Unidades de Saúde da Família", disse o governador.
Na cerimônia, Jaques Wagner, juntamente com Jorge Solla, fez a entrega de kits de fardamento destinados aos mais de 1.500 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que desenvolvem suas atividades nos 20 municípios que compõem a região da 12ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com sede em Serrinha. "A valorização dos agentes ajuda numa melhor oferta de saúde a toda a população", comentou Jaques Wagner. O governador ainda destacou o investimento feito pelo Estado no programa de Saúde da Família. "Até o final de 2010, serão mais de 400 Unidades de Saúde da Família entregues à população baiana", apontou.
Os kits de fardamento, que serão utilizados no trabalho cotidiano dos ACS, são compostos por três camisas modelo pólo, um boné e uma mochila. Ao todo, foram adquiridas, para os ACS do estado da Bahia, 147.500 peças, sendo 88.500 camisas, 29.500 bonés e 29.500 mochilas, um investimento de mais de 1,1 milhão de reais. Os recursos para aquisição dos kits são oriundos do Projeto de Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde, da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (EFTS).
Além de firmar os convênios e entregar os kits, Wagner e Solla repassaram capas para reservatórios de água, uma ação dentro do Programa Estadual de Controle da Dengue. Essas capas são feitas com material poroso que não deixa que a água fique acumulada nas tampas dos reservatórios e impede a entrada dos mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue, que, assim, não podem colocar seus ovos na água dos reservatórios. Elas serão entregues nos municípios prioritários, onde a dengue teve um maior número de casos registrados.
Foram anunciadas, também, a entrega de três Farmácias Populares do Brasil: uma em Serrinha, outra em Euclides da Cunha e outra no município de Monte Santo.
Qualificação dos ACS
Mais de 11 mil Agentes Comunitários de Saúde já passaram pelo curso de formação técnica, oferecido pela Sesab através da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS). "Assumimos o compromisso de dar uma formação técnica aos agentes, oferecendo, para todos os ACS, o curso", falou a diretora da EFTS, Maria José Camarão.
Para o secretário Jorge Solla, qualificar os agentes é fazer com que eles atendam de uma melhor forma a população. "Esse profissionais são o elo da comunidade com os serviços de saúde e para dar orientações precisam ser qualificados", comentou Solla. Os ACS são profissionais que atuam exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Tal característica, regulamentada por lei federal, representa uma importante demonstração de quão fundamentais são para garantia do direito à saúde.