Os secretários João Rabelo, de Governo, e Ana Sueli, da Educação, participaram na terça-feira, 01, de aula inaugural do Programa Universidade Aberta da 3ª Idade, Uati, iniciativa da Universidade do Estado da Bahia, Uneb em parceria com a Prefeitura e Direc 03. O evento foi realizado no Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito.
O programa faz parte da Pró-reitoria de Extensão da Uneb e tem como tema: "Idoso na contemporaneidade". Depois de Salvador, Alagoinhas têm o maior número de alunos matriculados. O único critério exigido para a inserção no programa é que o indivíduo tenha 60 anos ou mais.
Segundo a coordenadora do programa em Alagoinhas, Iêda Fátima da Silva, a Uati tem como objetivo inserir o idoso no universo acadêmico oferecendo atividades sócio-educativas e melhorar a qualidade de vida nas questões afetivas, sociais e também econômicas.
O secretário João Rabelo, que representou o prefeito Paulo Cezar, falou da importância da iniciativa para o povo de Alagoinhas e utilizou o jargão, "nunca é tarde para recomeçar, para ser feliz". Desejou a todos os alunos matriculados, em nome do prefeito, sucesso na nova etapa da vida.
Estavam presentes ao encontro representantes da Uneb, como o reitor Lourisvaldo Valentim da Silva, Sônia Bamberg, coordenadora da Uati Salvador, Gregório Benfica - diretor do Departamento de Educação, Maíra Portofé de Melo - diretora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra; os vereadores Radiovaldo Costa e Professor Miguel; a diretora do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, Ana Costa; Railda de Santana - gerente regional da Direc-03, educadores e alunos matriculados no programa.