Salvador

CORONEL CASSIVANDRO ASSUME COMANDO DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR

Vide
| 27/08/2009 às 16:02

O prefeito João Henrique nomeou, hoje (27.08), o coronel Cassivandro da Costa Santos, para o cargo de superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), a conhecida Guarda Municipal de Salvador. Ele substitui, a partir da próxima semana, o coronel Lourisvaldo da Rocha Dias, que ocupava o cargo interinamente desde junho.

A nomeação foi publicada hoje (27) no Diário Oficial do Município.  

O coronel Cassivandro da Costa Santos, 60 anos, foi ex-diretor do DETRAN e prestou serviços à Polícia Militar, assumindo cargos de comando na corporação ao longo de 40 anos de trabalho. Com experiência no âmbito da polícia comunitária, o coronel afirmou que, à frente da Susprev, vai intensificar as ações para as quais a Guarda Municipal foi criada - a de proteger os bens e patrimônio público municipal, bem como promover a prevenção da violência em praças, praias e logradouros públicos de grande aglomeração de pessoas.    


Conhecido pela atuação no Centro Histórico, onde, em 1993, comandou o 18º Batalhão e implantou, na região, policiamento 24 horas e promoveu a integração da PM com a comunidade, desde entidades culturais a comerciantes, turistas e os moradores do local, Cassivandro reconhece que o desafio de comandar a Guarda Municipal é grande. "Vamos reforçar ainda mais o policiamento na área, uma vez que a Prefeitura de Salvador está promovendo ações no Centro Histórico para revitalizar a região, inclusive na questão da segurança".


O novo superintendente da Susprev afirmou que uma das primeiras providências será a busca da integração com a comunidade, o comércio, grupos culturais e hotéis. "Vamos apoiar as ações municipais, promover cursos e seminários e trabalhar pela valorização humana da Guarda, além de reforçar ações de segurança da Polícia Militar". Ele informou, ainda, que um dos focos do trabalho será o apoio à Transalvador, "para garantir maior segurança e fluidez no trânsito da capital baiana".


A Lei Municipal 7.236/2007, que criou a Susprev, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP), foi sancionada pelo prefeito João Henrique em julho de 2007. Em dezembro do mesmo ano, o prefeito regulamentou o Artigo 7° da Lei 7.236, que estabelece os critérios e as condições para o desenvolvimento da carreira do guarda municipal. A partir do início do segundo semestre de 2008 a Guarda Municipal começa a trabalhar nas ruas e na proteção do patrimônio público municipal.