Uma base descentralizada do SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - será inaugurada na sexta-feira, 28, pelo governador Jaques Wagner, na cidade de São Francisco do Conde, Região Metropolitana de Salvador.
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, participa da solenidade e faz a entrega, ao município, de 620 kits de fardamento para os Agentes Comunitários de Saúde e 2.424 capas para reservatórios de água, como ação do Governo do Estado para apoiar os municípios no combate à dengue. A solenidade está prevista para as 14 horas.
A base a ser inaugurada está instalada nas dependências do Hospital Municipal de São Francisco do Conde e integra o SAMU Metropolitano de Salvador, dispondo de uma Unidade de Suporte Básico (ambulância USB), uma Unidade de Suporte Avançado (ambulância USA, tipo UTI móvel) e uma motolância.
A equipe será composta de sete médicos, sete enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, sete mototécnicos de enfermagem e 12 condutores contratados através de seleção pública. Os profissionais de saúde foram capacitados pelo SAMU Metropolitano de Salvador e por equipe contratada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Conde. O fardamento padronizado - macacão e botas - já foi disponibilizado para os profissionais.
BENEFÍCIOS
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vai beneficiar cerca de 30 mil pessoas, base populacional do município que, por se localizar em uma região de entroncamento rodoviário e de complexo industrial, com tráfego intenso, registra uma alta incidência de acidentes. A instalação de uma base do SAMU 192 representa a regionalização do componente pré-hospitalar na microrregião. O serviço é um dos mais bem avaliados do Sistema Único de Saúde, e já beneficia quase metade de toda a população do estado da Bahia.
KITS E CAPAS
Os kits de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são doados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por meio da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), adquiridos com recursos oriundos do Projeto de Formação Técnica do Agente Comunitário de Saúde. O kit é composto por três camisas modelo pólo, um boné e uma mochila, fardamento padrão para ser utilizado no trabalho cotidiano desses profissionais. Ao todo, foram adquiridas, para os ACS do estado da Bahia, 147.500 peças, sendo 88.500 camisas, 29.500 bonés e 29.500 mochilas, no montante de R$ 1.140.175,00.
Na solenidade em São Francisco do Conde, receberão kits de fardamento os ACS de 6 dos 16 municípios que compõem a 1ª Dires - Diretoria Regional de Saúde, com sede em Salvador. São eles: Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Saubara, Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde.
As capas para reservatórios de água - tonel e reservatórios com capacidade para 250, 500 e 1.000 litros - foram adquiridos pela Sesab através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde/Diretoria de Vigilância Epidemiológica, como parte de um conjunto de ações realizadas pelo Governo do Estado de apoio aos municípios para o enfrentamento da dengue, uma vez que os reservatórios de água se constituem no principal criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. São destinadas aos 45 municípios prioritários do Programa Estadual de Controle da Dengue. O investimento total foi de R$ 1.356.406,15.