O ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e atual secretário-geral da Segib - Secretaria Geral Ibero-americana -, Enrique Iglesias, teve uma recepção digna em Alagoinhas, na tarde/noite de quarta-feira, 19. Ao visitante foi apresentado um projeto de recuperação das ruínas, igreja inacabada, principal cartão postal da cidade, e a solicitação do executivo municipal e lideranças culturais para o patrocínio, visando resgatar o local em um espaço cultural.
O prefeito Paulo Cezar disse que era uma honra receber um homem que luta pelo bem-estar dos povos ibero-americanos e que tem um amplo conhecimento sobre as três Américas, garantindo que a recém-formada amizade será mantida para sempre. Iglesias esteve em Alagoinhas a convite do prefeito, após encontro com a secretária de Gerência de Projetos, Sônia Fontes, amiga de muitos anos, que formalizou o desejo do prefeito de recebê-lo na cidade.
Em Alagoinhas, a comitiva seguiu, inicialmente, para a igreja inacabada. No recinto houve performance dos índios Wakay (Cariri-xocó) e Limbo (Fulni-ô) alusiva à chegada dos jesuítas e a ambientação encontrada pelos religiosos. "Nós não somos passados, somos continuidade", afirmou Wakay, questionando o respeito e exigindo a integração dos índios sem a perda da identidade.
ESTAÇÃO
Logo após, o prefeito levou Enrique Iglesias para conhecer a Estação Ferroviária São Francisco, que também está em processo de revitalização. Mas, o foco das reivindicações alagoinhense era as ruínas da igreja inacabada.
Em um restaurante da cidade, a professora Iracy Gama e o artista plástico Litho Silva, do movimento Alagoinhas Livre sem Fronteiras, apresentaram um projeto para a recuperação do local, intitulado "Parque do Homem Livre". O espaço contará com um parque de fontes, espaços para teatro, reuniões, exposições, museu, galeria de artes e espaços exclusivos de exposições para cada continente.
Enrique Iglesias ficou impressionado com o evento, alegando que estava esperando algo muito burocrático, "mas Alagoinhas me proporcionou uma das tardes mais agradáveis". Quanto ao apoio da Segib, ao projeto, Iglesias afirmou que vai estudar com carinho e levar ao conselho da entidade. "Considerei muito interessante e com grande possibilidade de ser realizado", afirmou.
Segib - A entidade Segib, presidida por Iglesias, foi criada por países ibero-americanos - atualmente são 22 -, mais Portugal e Espanha, para articular ações de cooperação, nos âmbitos de ação social, inclusão social e cultura. É uma organização internacional de caráter permanente criada em 2003 para apoiar administrativamente a Conferência Ibero-americana, com sede em Madri, Espanha.
Inovador - Enrique Iglesias é espanhol da região de Astúrias, naturalizado uruguaio, e por quase 18 anos - de 1988 a 2005 - foi presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington. Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, de 1985 a 1988, é formado em economia e administração pela Universidade do Uruguai. Especializou-se nos Estados Unidos e na França.
Em 1982, ganhou o prêmio Príncipe de Astúrias de cooperação internacional por sua condição de professor universitário, funcionário internacional e excepcional condutor da cooperação entre os povos ibero-americanos e a comunidade internacional. Após deixar o BID, assumiu a Secretaria Geral Ibero-Americana.