Salvador

SANTONIO ANTONIO DE JESUS PROMOVE CONGRESSO DE EDUCADORES, SEGUNDA

vide
| 16/08/2009 às 14:26
Isaoo Imamura no encontro de educadores de Santo Antonio de Jesus
Foto:
  A Administração Municipal de Santo Antonio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará nos dias 17 e 18 de agosto, no Clube dos 100, a terceira edição do Congresso de Educadores. O objetivo é promover a troca de experiências entre professores de diversos níveis e modalidades, possibilitar o conhecimento de práticas educativas inovadoras, além de criar soluções criativas para atender a demanda educacional.

Com o intuito de repetir o sucesso de 2008, a Secretaria de Educação preparou uma programação de qualidade, com palestrantes reconhecidos nacionalmente como o criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza; o consultor e professor nos campos da Liderança, Mudanças, Aprendizagem, Inteligência, Desenvolvimento Humano e Profissional, Eugênio Mussak,; o maior nome do ilusionismo no Brasil, Issao Imamura; o primeiro astronauta brasileiro, engenheiro e educador, Marcos Pontes e a banda de Jazz, Marcelo Pontes Jazz band, que fará uma palestra-show interativa.

Os Congressistas poderão assistir também ao Momento cultural com o grupo de Sapateado Rachel Cavalcanti, que se apresentará pela segunda vez no Congresso.


Este ano, o tema abordado será Criativação: Criatividade + Ação = inovação, através do qual será discutido o papel fundamental das instituições de ensino no desenvolvimento de um ambiente que estimule a criatividade e que favoreça a formação de indivíduos para se tornarem profissionais criativos e inovadores.


A ideia do Congresso 2009 é dar continuidade às discussões feitas na edição passada, a partir do tema Empreendedorismo: Um Novo Passo para a Educação. A secretária de Educação Norma Lúcia explica que inovação e criatividade estão intimamente ligadas à capacidade de empreender. "O problema é que nem sempre o ser humano utiliza suas capacidades criativas e inovadoras".


Ainda segundo Norma, durante toda a vida o ser humano sofre um processo de inibição da criatividade natural. "Este processo tem seu lado positivo, pois a vida em sociedade requer certas regras e costumes. No entanto, traz um outro efeito: o bloqueio de nossa curiosidade, imaginação e criatividade", conclui.


Estima-se que a terceira edição do Congresso consiga reunir cerca de 1000 educadores da esfera Municipal, Estadual e Federal de SAJ e regiões vizinhas, além de professores da Rede Particular.


O evento será transmitido ao vivo pela internet através da página oficial do Congresso http://www.criativacao.prefeiturasaj.ba.gov.br/ e pelo Portal infosaj http://www.infosaj.com.br/.