Salvador

PREFEITURA CONCLUI ILUMINAÇÃO PÚBLICA AVENIDA DA SUBURBANA, SÁBADO

vide
| 16/08/2009 às 09:26
Sandoval Guimarães, Fábio Molta, João Henrique, Marcos Medrado e Geddel no Subúrbio
Foto: SECOM
A partir de agora os moradores e visitantes do subúrbio ferroviário de Salvador passam a contar com melhores condições de trafegabilidade e deslocamento, destaque da região e, especialmente, mais segurança. É que a Prefeitura Municipal inaugurou, neste sábado (15) a quarta e última etapa da iluminação da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana).

Trata-se da maior obra de iluminação pública da história da cidade, com 15 Km de extensão iniciados na Baixa do Fiscal e estendidos até Paripe.


"Essa obra recupera a autoestima da população do subúrbio, uma vez que recebeu os mesmos serviços, equipamentos e potência dos adotados nos bairros da Cidade Alta", destacou o prefeito João Henrique, acrescentando os benefícios mais relevantes do trabalho.

"Os 400 postes azuis de aço galvanizado, por exemplo, são recuperáveis, esteticamente mais bonitos e menos letais, em caso de colisão de carros. A fiação também passou a ser subterrânea, o que elimina os históricos casos de acidentes com pessoas eletrocutadas", pontuou o prefeito, ao lado do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, de secretários e assessores municipais, vereadores, populares e lideranças locais.


LUMINOSIDADE

O novo trabalho também proporcionará mais segurança física à população, na medida em que aumentou a área de luminosidade das lâmpadas, que passaram a ser de vapor metálico de 400 watts, proporcionando maior claridade para a avenida e melhor percepção visual dos moradores, motoristas e transeuntes.

"Estamos aqui com o sentimento do dever cumprido, pois sabemos que melhorando a iluminação, melhora-se a segurança. Estamos dando a nossa parcela de contribuição", afirmou o secretário de Serviços Públicos e Prevenção à Violência, Fábio Mota, responsável pela execução do trabalho.


O resultado da antiga reivindicação popular recebeu aval imediato da comunidade, que será beneficiada sob vários aspectos. "Tudo que vem para somar é importante e essa iluminação vai ajudar muito na segurança, principalmente das pessoas que pegam ônibus de madrugada", ressaltou Sebastião Luz, morador há 34 anos em Paripe.
 
"Fiquei muito feliz porque trabalho nessa área e o resultado ficou ótimo. As condições eram péssimas até para dirigir. Agora se encontra até uma moeda caída no chão. Melhorou 100%", comemorou a também moradora Gildete Matias. "Melhorou também a nossa infraestrutura. A população daqui aprovou e assinou embaixo", complementou o filho do bairro, Marcos Alange da Conceição.


Principais mudanças


- Os postes antigos eram de concreto com 9 metros. Agora são de aço galvanizado de 15 metros e possuem maior durabilidade;


- O cabeamento suspenso, considerado ultrapassado e com risco para os transeuntes, foi substituído pelo subterrâneo;


- Lâmpadas velhas deram lugar a equipamentos eficientes, de maior abrangência e que distribuem o fluxo luminoso de modo uniforme.