Salvador

SÃO PAULO DÁ COOPERAÇÃO TÉCNICA A SALVADOR PARA OPERAR O METRÔ

vide
| 10/08/2009 às 20:00
Prefeito João Henrique e governador José Serra no canteiro de obras do Metrosal
Foto: Waldyr Argolo

O prefeito João Henrique recebeu, hoje à tarde (10.08), no canteiro de obras do metrô, na Rótula do Abacaxi, o governador paulista José Serra, para assinatura de um protocolo de intenções que formaliza o convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Salvador, através da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O objetivo do convênio é promover a capacitação técnica de pessoal para a operação e manutenção do metrô de Salvador na sua fase de testes. Técnicos da CPTM, que já possuem know-how na área, vão formatar o projeto com base nas necessidades de mão-de-obra para a operacionalização do sistema metroviário de Salvador.


João Henrique afirmou, durante a solenidade, que o sonho do metrô finalmente está muito próximo de ser concretizado. "É um momento importante para a nossa cidade", ressaltou. Já o governador José Serra parabenizou o prefeito pelo avanço do metrô na capital baiana. "A Prefeitura terá toda a ajuda do governo paulista que necessitar no que se refere à formação de recursos humanos para planejar e operar o metrô", afirmou.
 
Serra ressaltou a importância do transporte metroviário em razão do retorno social que representa para a população. "Ganha-se em segurança e garante previsibilidade de horário", acentuou.


O governador paulista veio a Salvador acompanhado do secretário Estadual de Transportes, José Luiz Portela, e do presidente da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleta. Concorrida, a solenidade contou com a presença do vice-prefeito Edvaldo Brito, do deputado ACM Neto, além de outros deputados federais e estaduais, vereadores, secretários municipais, assessores e do ex-prefeito Antonio Imbassahy. 


CONCLUSÃO

A assinatura do protocolo de intenções ocorre no momento em que as obras de engenharia do metrô estão na sua fase de conclusão, previstas para serem finalizadas em novembro. A energização do sistema metroviário também já vem sendo realizada pela Coelba, que está construindo a subestação de energia na Avenida Mario Leal Ferreira, no Bonocô. A previsão é que até o final do ano o sistema esteja pronto para iniciar a fase pré-operacional.


O metrô só entrará em operação comercial a partir de julho do próximo ano, quando a Prefeitura prevê a conclusão de todo o processo licitatório, passando a exploração para a iniciativa privada. Até lá, a Prefeitura de Salvador realizará todos os testes pré-operacionais necessários para garantir a eficiência do sistema e a segurança da população que utilizará o transporte de massa.   


O presidente da CTS, Herbet Motta, que assinou o protocolo de intenções em conjunto com o secretário Almir Melo, da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura, explicou que, em média, o período de testes de um sistema metroviário se estende por seis meses. Só a partir da etapa de testes, é iniciada, informou, a operação definitiva do sistema para os usuários.


O trecho do metrô em conclusão corresponde a 6,4 Km, da Rótula do Abacaxi à Estação da Lapa, cruzando toda a extensão do Bonocô até a Fonte Nova, de onde, através de um túnel com 1,5 Km de extensão, se estende à Estação da Lapa. A estimativa é de que 80 mil passageiros/dia sejam atendidos nesse primeiro trecho do metrô.