Por dois dias educadores, gestores e sociedade discutiram as diretrizes e estratégias de ação para a formatação do Plano Nacional de Educação. A Conferência Intermunicipal da Educação reuniu mais de 600 educadores das redes municipal, estadual e particular dos municípios de Ibicaraí e Floresta Azul durante os últimos dias 27 e 28, em Ibicaraí.
O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, afirma que ações como essa em todo o território nacional e na Bahia, estão reduzindo as deficiências na educação como um todo".
Ele afirma que a realização da conferência pelos dois municípios é uma demonstração de amadurecimento político. "Estamos estimulando os outros municípios a também fazer desse modo - desde que possível - como uma forma de fortalecer os vínculos de afinidade como também dar voz aos dois municípios nas conferências estadual e nacional, que se realizarão até o final do ano. "Temos realidades parecidas, e vamos buscar as soluções também conjuntamente", observa Lenildo.
Para o educador Adriano Aguiar Araújo, licenciado em Geografia e especialista em Psicopedagogia, a iniciativa de unir os dois municípios merece elogios. "As prefeituras enfrentam dificuldades com a falta de recursos para garantir uma educação de qualidade por isso é preciso buscar parcerias", observa Araújo, que é diretor-geral da Faculdades Montenegro.
Viatura vai auxiliar tabalho
da Polícia Cívil em Ibicaraí
O município de Ibicaraí recebeu, na terça-feira (28), uma viatura da Polícia Civil. O veículo, uma perua Ford Ecosport, foi entregue ao prefeito Lenildo Santana e à delegada do município, Mary Mable, na segunda-feira (27), em Salvador. O prefeito lembra que a doação do equipamento é fruto da parceria que o município mantém com o governo do estado, e com as polícias Civil e Militar.
"Sabemos da importância da repressão ao crime, para que consigamos diminuir os índices da violência no município. Porém, aliado a isso, estamos investindo em políticas públicas sociais, a exemplo do Agente Jovem, para que possamos evitar que nossos jovens iniciem na criminalidade. Isso vai consolidar, nos próximos anos, um estado de paz em Ibicaraí", afirma Lenildo Santana.
De acordo com a delegada, a nova viatura vai dar um novo impulso ao trabalho preventivo da Polícia Civil no município. "Estamos desenvolvendo um trabalho em parceria com a Policia Militar para reduzir a criminalidade".
O vereador Tenente Edílson (PPS), que também fez parte da comitiva, elogiou o trabalho da delegada Mary Mable. "Desde que a delegada chegou a Ibicaraí o município vem apresentando redução nos índices de criminalidade, o que deve ser creditado a sua ação, em conjunto com as outras forças policiais", ressaltou.
Para o parlamentar, a chegada da viatura se constitui em grande conquista para o município. Mary Mable disse que vem trabalhando para aumentar o efetivo policial de Ibicaraí. Para isso, diz, conta com o apoio do delegado regional Moisés Damasceno. A equipe da polícia civil no município tem oito pessoas. São seis policiais, um escrivão e um auxiliar de cartório, além da própria delegada.