Salvador

MISTURA DE RAÇAS E CORES NO CORTEJO CÍVICO DE LAURO DE FREITAS

vide
| 01/08/2009 às 15:21
Grupo cultural desfila durante as comemorações da emancipação de Lauro de Freitas
Foto: DEPOM
O centro de Lauro de Freitas foi tomado por uma mistura de cores e sons, neste sábado (1º) durante o cortejo cívico e cultural, que faz parte das comemorações aos 47 anos de emancipação política da cidade.
 
Mais de 3,5 mil alunos de 80 escolas municipais e conveniadas participaram do desfile, com outros 16 grupos culturais. Este ano, a fila de ordem do desfile ocupou a avenida Mario Epinghaus, do final de linha até o cruzamento com a Amarílio Thiago, cerca de 1km.
 

"As pessoas estão participando com vontade e a cultura da cidade está reoxigenada", afirmou a prefeita Moema Gramacho, em meio aos abraços de alunos, professores e moradores. 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Antonio Lírio a boa participação e a integração dos grupos são reflexos das ações na área feitas pela gestão. "A implantação do conselho de culturas e outras iniciativas de nossa administração tem dado mais segurança e confiabilidade para as entidades", completou Lírio.


Além das escolas e grupos tradicionais como Zambiã, Bankoma, Bambolê e fanfarras, o cortejo ganhou o reforço dos clarins e agogôs do Afoxé Filhos de Gandhy. Raimundo Neves, presidente do Bankoma elogiou a organização e destacou o envolvimento de toda a cidade no festejo, que hoje atrai público de todas as localidades e cidades vizinha. A programação do 47º aniversário continua amanhã, com a Corrida da Emancipação, com largada às 7h50, da Praça da Matriz.