Esse foi o primeiro show de Daniela Mercury na cidade onde morou durante anos e foi precursora entre as celebridades que adotaram o município. "Estou muito contente em poder comemorar o aniversário de Lauro de Freitas. A cidade é linda e merece uma grande festa", afirmou a cantora que também comemorou seu 44° aniversário no último dia 28. E no show marcado pela mistura de ritmos Daniela embalou milhares de pessoas.
Em meio à multidão, o jovem Danilo Almeida se destacou, ao ser convidado por Daniela para subir ao palco. Dançou, fez par com a cantora e foi aplaudido. Fã assumido, Danilo disse estar realizado. "Foi como um sonho, quando ela me chamou eu não acreditei. Ela é uma diva", concluiu Danilo Almeida. Enquanto o jovem dançarino curtia seus minutos de fama no palco, inúmeras duplas copiavam as coreografias dos bailarinos de Daniela. "É empolgante. A gente se mexe mesmo sem querer", disse ofegante Iana Lima de Sousa.
Acompanhada pelos secretários estaduais Nelson Pelegrino, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e Rui Costa, de Relações Institucionais, além de vereadores, secretários municipais e outras autoridades, a prefeita Moema Gramacho era das mais animadas. "É uma artista completa". Foram mais de duas horas de show. Daniela levou para a praça seu último espetáculo "Canibália", que estréia próxima semana em São Paulo.
ARTE E EDUCAÇÃO
Em conversa com Moema, a cantora manifestou o desejo de levar para o município seu projeto de arte-educação, um workshop de música, dança e artes plásticas que trabalha a auto-estima dos jovens nas escolas.
A programação pelos 47 anos de Lauro de Freitas seguiu na manhã da quinta-feira com missa solene, celebrada pelo pároco da Igreja de Santo Amaro de Ipitanga. O padre Jair Arlego falou sobre os ritos da vida para reforçar a fé. "Precisamos ter ritos. Para dormir, para acordar, para trabalhar, para que tudo passe a ser como uma segunda natureza. Assim é a fé. Tem que ser exercitada para que ela transforme a nossa natureza, ganhe um influxo interior"
Durante a celebração foram apresentados o novo brazão e bandeira da Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, criados por Rafeal Loyola. Nas cores azul celeste, vermelho, marron, ouro e azul turqueza, os novos símbolos foram inspirados no escrito joanino do evangelho.
As comemorações continuam neste sábado, dia 1º, com o cortejo cívico cultural que reúne 3 mil alunos de 80 escolas, 16 grupos culturais da cidade, fanfarras e bandas de percussão, com saída às 9h, do fim de linha de ônibus do centro. No domingo, a Corrida da Emancipação será disputada por cerca de 200 atletas profissionais e amadores, num percurso de 6km, fiscalizada pela federação Baiana de Atletismo. No mesmo horário uma caminhada de 1,5 km, percorre as ruas centrais da cidade.
--