Salvador

DANIELA MERCURY LANÇA SHOW CANIBÁLIA NO ANIVERSÁRIO LAURO DE FREITAS

vide
| 30/07/2009 às 11:30
Show estará em SP e Rio de Janeiro em agosto. Lauro de Freitas saiu na frente.
Foto: Arquivo

A cantora Daniela Mercury abre nesta quinta-feira, 30, a festa dos 47 anos de emancipação política de Lauro de Freitas. Com seu corpo de baile e estrutura completa, o show Canibalia será encerrado com o "parabéns pra você", à meia noite. No dia 31, data da emancipação, uma missa solene será celebrada às 9h, pelo pároco da Igreja de Santo Amaro de Ipitanga, Jair Ângelo de Carvalho.


As comemorações seguem no sábado, dia 1° de agosto, com o Cortejo Cívico Cultural pelas ruas da cidade, reunindo 3 mil alunos de 80 escolas públicas e conveniadas,  grupos culturais e fanfarras. O domingo é de esportes. Cerca de 200 atletas amadores e profissionais disputam a Corrida da Emancipação, um percurso de 6 km, a partir das 8h. A empolgação de torcida e atletas é uma festa á parte. No mesmo horário, uma Caminhada de 1,5 km espalha alegria no centro da cidade.


Palco de lutas pela liberdade, Lauro de Freitas tem sua origem no século XVI, quando surge o povoado de Santo Amaro de Ipitanga, em torno da paróquia fundada pelos Jesuítas. O samba de roda, a capoeira, a mesa farta de dendê e coco, o culto aos orixás, são legados que resistem fortes nas manifestações culturais e religiosas do município, que abriga mais de 400 terreiros de candomblé.


A emancipação política veio em 1962 junto com o novo nome, Lauro de Freitas, em homenagem ao engenheiro Lauro Farani Pedreira de Freitas, morto em acidente de avião em plena campanha para governador do estado.


O SHOW


Um palco de 150 metros quadrados foi armado na Praça da Matriz, tendo como pano de fundo a Igreja de Santo Amaro de Ipitanga, um monumento arquitetônico construído no século XVI. Daniela traz no repertório, além de grandes sucessos da carreira, as novas "Oya por nós", composição de Daniela e Margareth Menezes, "Preta" e "Sol do Sul", músicas do show "Canibalia", que tem estréia marcada para São Paulo em agosto, e ainda sem previsão para a Bahia. O show é pontuado pelas referências musicais da cantora.


"A Canibália é a celebração da nossa mestiçagem. É um Manifesto de afeto. Um convite a livre fruição da arte. Uma homenagem a criadores e criaturas. Nasci canibalista, exacerbadamente antropofágica, sem pudor de misturar tradição e invenção", declarou Daniela.

No palco, a dança divide a cena com a música, num espetáculo vigoroso e poético, alegre e profundo. As raízes do candomblé estão presentes nas batidas e danças que se misturam com música eletrônica. O rap, o hip-hop, o funk, a salsa e o merengue, o rock e a marca mais particular da artista, o samba-reggae, além de outras tantas influências da vida e da carreira de Daniela estarão no palco.


ESTRUTURA DA FESTA


 Para o show com Daniela Mercury, dia 30, na Praça da Matriz, um efetivo de 160 homens - entre Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal - cuidará da segurança do público. Além disso, dez motos do Esquadrão Águia e viaturas da Guarda Municipal estarão espalhados ao longo da Praça e arredores para garantir a tranqüilidade de quem estará no evento.

O Corpo de Bombeiros também participa da festa, disponibilizando uma viatura que ficará a postos na unidade localizada na Estrada do Coco. Ainda para garantir a segurança de quem está se divertindo, ambulantes e vendedores de bebidas terão um espaço reservado na festa, em frente a Prefeitura Municipal e ao Centro Cultural. Bebidas em garrafas e alimentos em espetos não devem ser vendidos e a Sesp, junto com a Vigilância Sanitária, vai fiscalizar a comercialização e o manuseio de alimentos.


SAÚDE E CRIANÇAS 

Para casos de emergência, uma ambulância estará ao lado da Praça da Matriz. Outras três unidades ficarão a postos nos Hospitais Jorge Novis, Nelson Barros e Menandro de Faria. A coordenação de combate a DST/AIDS participa da festa em mais uma parceria com a ONG MAC, distribuindo preservativos e panfletos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.


Outro parceiro da prefeitura no evento é o Juizado de Menores. Um posto para atender casos de exploração e violência contra crianças e adolescentes estará funcionando no Centro de Cultura, com 20 funcionários. A recomendação é para que os pais identifiquem crianças menores, usando crachás ou carteirinhas de identificação que contenham o nome completo, endereço e telefone para localização, caso se percam no meio da festa.


MODIFICAÇÕES NO TRÂNSITO - O trânsito será modificado entre os dias 30 de julho e 2 de agosto para a realização dos eventos:


          

1º de Agosto (Sábado)

DESFILE CÍVICO CULTURAL

A partir das 08h, serão interditadas a Avenida Brigadeiro Mario Epinghaus e ruas Amarilio Tiago dos Santos, Miguel dos Santos Silva e Romualdo de Brito.


2 de Agosto (Domingo)

9ª CORRIDA DA EMANCIPAÇÃO

As ruas do percurso serão interditadas apenas para a passagem dos atletas.