Salvador é a oitava capital do país a receber o Território de Paz, do Governo Federal. O projeto, lançado em Narandiba nesta quarta-feira (29) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro e o governador Jaques Wagner, visa combater a violência em Salvador.
O Território de Paz, inicialmente, será implantado em Tancredo Neves, um dos bairros com maior índice de criminalidade da capital. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Serão implantadas 30 ações preventivas para combater a violência, que envolvem a comunidade e as forças de segurança. Entre os projetos está a polícia comunitária. A finalidade é que os policiais façam ronda caminhando sempre na mesma região, andando de bicicleta e conversando com os moradores.
"O policial do Pronasci não é aquele que entra num bairro batendo. Ele é integrado e se articula com a comunidade. É muito duro com o crime, mas é de diálogo. É o policiamento que permanece, que olha a comunidade nos olhos. Este programa exige uma intensa participação da comunidade e da atenção dos executivos estaduais e municipais", afirmou o ministro da Justiça, Tarso Genro.
Os jovens também recebem atenção especial, através do "Protejo"(Proteção de Jovens em Território Vulnerável). O projeto mobiliza 277 jovens soteropolitanos das comunidades para participar de atividades de educação, formação profissional, esporte e lazer. O jovem beneficiado recebe uma bolsa auxílio de R$ 100.
Outro projeto que promete contribuir para a redução da criminalidade no bairro de Tancredo Neves é o 'Mulheres da Paz'. O projeto vai selecionar e capacitar 700 lideranças comunitárias, sendo 400 em Salvador, para atuarem na prevenção de conflitos locais e estimular a participação de jovens, entre 15 e 24 anos, em projetos sociais.
O secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, explicou que mais de 18 mil policiais e 1.242 guardas municipais participam da bolsa formação, que oferece cursos de capacitação e uma bolsa de R$ 400. Estes policiais estarão atuando no Território de Paz. Teixeira afirmou que o Ministério da Justiça dará reforço importante para o combate a violência, como a instalação de 25 câmeras de vigilância para o monitoramento dos pontos mais violentos da cidade.
Assinatura de convênios
Durante o lançamento do projeto, o governador Jaques Wagner e o ministro assinaram convênios para melhoria na prestação de serviço na área de Segurança Pública à comunidade e de redução à violência. Entre os convênios estão o Canal Comunidade, visa ampliar o acesso dos moradores aos órgãos de proteção e defesa do consumidor; Geração Consciente tem como objetivo a capacitação de jovens para o exercício de seu direito; Monitoramento Cidadão, tem a finalidade de avaliar como os serviços públicos estão sendo oferecidos e de fazer um levantamento sobre as demandas da população.
"Este é o momento de inaugurar o novo tempo. Este lançamento é um grito de comunhão, uma tentativa de nos abraçarmos para juntos vencermos o crime e o tráfico de drogas", disse o governador.
Além de Salvador, serão contemplados com o programa do Ministério da Justiça, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filhos. Outros bairros da capital baiana também serão beneficiados, como Pirajá, Paripe, São Cristovão e Pelourinho