Salvador

GEDDEL SOCORRE POPULAÇÃO MUCURI E DIZ QUE CUMPRE DETERMINAÇÃO DE LULA

Vide
| 28/07/2009 às 18:15
Prefeito de Mucuri mostra a Geddel a força das águas do mar e destruição em Mucuri
Foto: Divulgação

"A solução só não sai hoje (28) porque a documentação não está pronta. Pois então, prefeito, trate de providenciar isso e o dinheiro será liberado imediatamente". Foi dessa forma direta que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, se dirigiu ao prefeito Paulinho de Tixa (PSDB) para anunciar a disposição de solucionar o problema emergencial de Mucuri, no Extremo-Sul da Bahia.
 
A cidade teve duas ruas engolidas pelo mar nos últimos 15 anos e, nesta semana, uma praça e dois quarteirões do centro foram invadidos pelas águas, com a consequência de 18 famílias desabrigadas.


A declaração do ministro foi feita em um palanque improvisado frente à praça danificada ainda coberta de areia. E foi seguida dos aplausos da multidão que acompanhou toda a visita de Geddel Vieira Lima pela praia do local do desastre.

Cumprida a burocracia, o Ministério da Integração vai encaminhar, através da Defesa Civil Nacional, os recursos para a construção de barreiras de blocos de concreto unidos por telas - os chamados espigões - que são capazes de conter a invasão litorânea provocada, segundo geólogos da região, pelo desmate da vegetação ciliar do rio Mucuri que deságua nas proximidades.


"Estou aqui cumprindo uma determinação do presidente Lula de cuidar das urgências com a rapidez necessária", completou Geddel. O prefeito de Mucuri assegurou celeridade nos trâmites e elogiou a determinação do ministro. "Já estive no ministério três vezes e nunca o ministro me perguntou qual o meu partido. Sempre me recebeu com atenção para discutir os problemas do povo de Mucuri", disse Paulinho de Tixa no mesmo palanque onde Geddel foi anunciado pelo locutor como "ministro e futuro governador".


QUEM AJUDAR

Questionado depois pela imprensa se apoiaria uma possível candidatura a governador do ministro do PMDB baiano, o prefeito do PSDB afirmou: "Meu apoio será dado a quem ajudar mais Mucuri. E é importante que o ministro saiba que sua ajuda será retribuída na mesma proporção". No trajeto ao local do desastre ambiental, Geddel parou na Casa do Mel para vistoriar os equipamentos adquiridos pelo ministério para o entreposto de beneficiamento de produtos da abelha, com previsão para ser inaugurado em agosto próximo.


"É mais uma fonte de emprego e riqueza para a região", afirmou o ministro, lembrando os equipamentos ajudarão oito associações e 360 apicultores. O Ministério da Integração liberou R$ 381 mil para a compra de aparelhos especializados, laboratório e computadores. De Mucuri, Geddel Vieira Lima seguiu para o município vizinho de Nova Viçosa, onde problema ambiental semelhante está ocorrendo.


Em Nova Visçosa a praia já invadiu nos últimos anos mais de 150 metros da orla da cidade, inundando ruas, casas e bares situados em frente à praia Pontal da Barra. Lá, porém, a situação é menos emergencial já que os espigões construídos ainda resistem à força das marés altas. "Pedimos e temos certeza de que seremos atendidos nas nossas reivindicações por construção de novos nos espigões e por obras de macrodrenagem", disse o prefeito de Nova Viçosa, Carlos Rodrigues - o Robinho - do mesmo partido do ministro, o PMDB.