Atendendo a requerimento do vereador Paulo Câmara, será concedida ao desembargador federal Roberto Pessoa, na noite desta quinta-feira, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, a medalha "Thomé de Souza".
Instituída através da Resolução 334/73, em homenagem ao fundador da cidade, a honraria irá contemplar um advogado trabalhista dos mais brilhantes e que há 16 anos está no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, indicado pela seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil, como integrante do Quinto Constitucional.
Pessoa exerceu os cargos de presidente, vice presidente e corregedor, além de integrar, por dois anos, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Na presidência do TRT, dentre outras realizações, priorizou a composição dos conflitos trabalhistas, seguindo as diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça, e instalou o Juízo de Conciliação na segunda instância.
ACORDO
Foi durante a sua administração que se celebrou um histórico acordo com a Prefeitura de Salvador, que beneficiou cerca de 1.600 trabalhadores, a maioria lotada na Limpurb.
Diplomado em Direito,1969, pela Universidade Católica do Salvador, Roberto Freitas Pessoa é também jornalista, tendo participado da Editoria de Esportes da Tribuna da Bahia, ao lado de Antônio Matos, Wellington Cerqueira, Paulo Brandão, José Augusto Oliveira e Jaílson Farias, quando da fundação do jornal há 40 anos.
Na área da comunicação social, sempre no setor esportivo, trabalhou ainda no Esporte Jornal, semanário que circulou por quase duas décadas em Salvador, e na Rádio Cultura da Bahia.