Salvador

LAURO DE FREITAS ANUNCIA TERMINAIS DE ÔINBUS EM PORTÃO E CENTRO

Vide
| 26/07/2009 às 21:21
Final de linha de Vilas do Atlântico com ônibus enfileirados na Avenida Copacabana
Foto: BJÁ
A prefeita Moema Gramacho anunciou, nesse final de semana, a construção dos terminais de transporte coletivo em Portão e outro no Centro. A notícia foi divulgada durante cerimônia de homenagem aos motoristas e mototaxistas. Os projetos estão sendo avaliados pela Caixa Econômica Federal e aguardam aprovação para iniciar a licitação.

Segundo ela, os recursos já foram contratados. Os terminais serão equipados com sanitários, área de convivência e restaurante. Ainda estão sendo discutidos os terminais de Vilas do Atlântico e Vida Nova, bem como a mão única da Avenida Luis Tarquínio. 


A celebração, no Vila Tênis Clube, reuniu cerca de 200 pessoas, marcando o Dia do Motorista , ontem (25), e o Dia do Motociclista, 27, com a participação de representante das categorias, além de fiscais de trânsito, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e servidores da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

Após a execução do Hino Nacional e de um reforçado café da manhã, oração, palestra, entrega de 42 certificação e do alvará de licença para mototaxistas e sorteio de brindes.


O secretário da SMTT, Paulo Araújo, lembrou que a categoria é responsável pelo desenvolvimento e por importante parcela da qualidade de vida da população. Ele destaca que embora Lauro de Freitas seja o segundo menor município da Bahia, tem a quarta maiores frota do estado com cerca de 50 mil veículos circulando internamente.

PROJETOS

Muitos projetos para melhorar o trânsito de Lauro de Freitas estão em andamento, disse o secretario destacando a recente contratação de Francisco Moreno, especialista em trânsito que realizou o projeto do Complexo Viário do Aeroporto. Mas o secretário fez questão de lembrar são muitos os desafios que precisam ser resolvidos.

Dirigir um município e um veículo conduzindo vidas foi uma comparação feita pelo vice-prefeito João Oliveira.

Para ele, o motorista conduz a expectativa de sonhos e resultados e para realizar os sonhos da cidade é preciso solucionar problemas graves originados pela maneira desordenada e desorganizada como a cidade foi construída.  João Oliveira destacou a necessidade de integração para conquistar um trânsito mais humano, educado e eficiente.

"É preciso proporcionar resultados e para isso precisamos contar com a transversalidade das secretarias e com a união com todos os segmentos da sociedade", disse.


A prefeita Moema Gramacho lembrou o dia em que assinou a lei que regulamenta os mototaxistas. "Vamos correr o risco, não existe lei ainda, mas estamos no caminho certo", pensou quando regulamentou a função no município, três anos antes do Governo Federal.

COOPERATIVA

Valque Novaes, presidente da Cooperativa de Mototaxista de Lauro de Freitas, considera grande avanço a lei municipal 1225/06 que regulamentou a atividade do profissional mototaxista em Lauro de Freitas, três anos antes de lei similar do Governo Federal. A maior parte dos seus 115 cooperativados, segundo Novaes, graças a lei municipal cumpre as exigências da nova legislação federal. "Graças à coragem da prefeita Moema Gramacho que assumiu a causa e assinou a lei e também aos vereadores que a aprovaram", disse.

Presidente da Copetrans, cooperativa de transporte complementar, Adelson Gonçalves, uma das quatro que atuam no município, "motorista é um batalhador, que trabalha para sobreviver levando passageiros e essa é uma das melhores administrações municipais para o setor de transporte e trânsito".


Participaram da mesa, além do secretário da SMTT, Paulo Araújo, da prefeita e do vice-prefeito João Oliveira, o vereador Jorge Bahiense (PSC), Fausto Franco (PDT), Lula Maciel (PT), o secretário de Cultura Turismo Esporte e Lazer, Antônio Lírio, deputado Eliel Santana (PSC), major do Esquadrão Águia Fernando Azevedo que ministrou palestra sobre segurança, e o secretário de Governo, Apio Vinagre.