Com capacidade para atender cerca de 150 mulheres por dia, o Cresam é totalmente equipado com aparelhos de última geração e conta com o trabalho de uma equipe multidisciplinar de cerca de 50 profissionais, que prestam assistência nas áreas de cardiologia, ginecologia, mastologia, psicologia, fisioterapia, entre outras. As pacientes também contam com a realização de exames de imagens, como ultrassonografia e ecocardiograma, laboratoriais e pré-natal.
"Essa é uma iniciativa pioneira no município e, talvez, em toda região do Recôncavo", afirmou a secretária da Saúde de São Francisco do Conde, Marília Fontoura. Ela ressalta que a prefeitura deu um importante salto na saúde do município, oferecendo atendimento de média complexidade num só local.
Outra vantagem, segundo a secretária, é que a inauguração do Centro de Referência da Saúde da Mulher vai minimizar o sofrimento da população feminina que tinha que se deslocar até Salvador em busca de atendimento médico especializado.
"Isso mostra o respeito da prefeitura em aplicar os recursos do municípios em benefício da população. Em pouco tempo estaremos também atendendo as demandas de outras municípios, através e parcerias", pontuou.
Ainda segundo a secretária da Saúde, há uma enorme preocupação da prefeitura em garantir assistência de qualidade à população feminina, sobretudo às mulheres acometidas por câncer de mama. Por conta disso, está nos planos da prefeita Rilza Valentim implantar futuramente um centro de cirurgia plástica reconstrutora para atender às mulheres mastectomizadas (que foram submetidas a cirurgia para retirada da mama).