Salvador

ESTUDANTES FTC DE ITABUNA PARTICIPAM DO RONDON NO INTERIOR DA PARAIBA

vide
| 22/07/2009 às 17:39
Galera da FTC/Itabuna embarcando na FAB para missão na Paraiba
Foto: DIV
  A cidade de Mogeiro, no agreste paraibano, certamente jamais esquecerá da presença de estudantes e professores da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna que, em conjunto com a equipe da Universidade Federal de Pernambuco, estão participando da Operação Nordeste-Sul do Projeto Rondon, desenvolvido pelo Ministério da Defesa do Brasil. Neste semestre, a FTC formou duas equipes para atuar no Projeto.


  Segundo relato do professor Guilhardes de Jesus Júnior, que coordena a equipe da FTC, desde os primeiros contatos mantidos com os moradores daquela localidade, tem prevalecido um clima de amizade, camaradagem e solidariedade. A chegada à cidade de Mogeiro aconteceu no domingo, dia 19. Os estudantes estão alojados em uma casa cedida pela Prefeitura local bem no centro da cidade.


Na segunda-feira pela manhã foram realizadas reuniões com o prefeito e com representantes de secretarias municipais, principalmente a de Educação, para ajustes nos planos de trabalho. À tarde já foram realizadas as primeiras atividades com a população, com duas palestras sobre meio ambiente. À noite, foi realizado o primeiro curso de inclusão digital, com uma significativa frequência de alunos.


ATIVIDADES

"Ao meu ver, a atividade com a população foi simples, porém, trabalhei com pessoas que não tinham qualquer noção de informática, tanto crianças quanto pessoas de idade. Pude ver a alegria nos olhos delas, o que me proporcionou perceber o significado daquele momento para suas vidas", conta o estudante de Sistemas de Informação, Caíque Caires.


Na manhã da terça-feira foram realizadas capacitações para professores, além dos preparativos para as oficinas e cursos da tarde. À noite tem Tele Cine Rondon, que acontecerá todos os dias à noite, com a exibição e comentário sobre filmes já exibidos nos cinemas do circuito comercial. As atividades do Projeto Rondon em Mogeiro prosseguem até o dia 31 de julho, incluindo atividades antes não previstas, mas que foram planejadas com a integração entre as duas equipes.

           
Durante a exibição do filme "Desafiando Gigantes", na terça-feira, no antigo teatro da cidade, mais de cem pessoas prestigiou a sessão. "O sucesso foi tão grande que vamos ter de colocar mais cadeiras", afirmou animada a estudante de Direito Jamilly Manoela. "As pessoas ficaram maravilhadas com a mensagem do filme, que trata sobre motivação, superação, garra, luta, e que nos ensina a jamais desistir, mesmo nas maiores adversidades", afirma o rondonista Jônata Costa, aluno de Administração.