Salvador

MINISTÉRIO DO TRABALHO DESTACA AMARGOSA COMO GERADORA DE EMPREGOS

vide
| 20/07/2009 às 15:11

Amargosa está entre os municípios que mais geram empregos na Bahia. É o que comprova os recentes números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No primeiro semestre deste ano, foram gerados 309 postos de trabalho com carteira assinada, contra apenas 136 desligamentos, o que resultou num saldo positivo de 173 novas vagas no município. O crescimento foi de 10,9%, um dos melhores resultados já registrados.


O prefeito Valmir Sampaio comemora os números da geração de emprego em Amargosa. "Isto mostra que estamos, realmente, vivendo um novo tempo, de desenvolvimento social e também econômico", afirmou. Sampaio lembra que a autoestima da população e do empresariado local, junto com os investimentos realizados pelo poder público, estão estimulando o mercado de trabalho. Ele destacou que, somente no mês de junho, o saldo de novos empregos chegou a 67, fruto de 97 admissões e apenas 30 dispensas. "Os festejos juninos também têm contribuído", citou.


POSTOS DE TRABALHO

Os dados do Ministério do Trabalho mostram que, nos primeiros seis meses do ano, o saldo de novas vagas em Amargosa foi maior do que em muitos municípios importantes no estado, como Santo Antônio de Jesus, onde foram gerados 148 postos; Brumado, com 111; Jacobina, com 97; Senhor do Bonfim, 87; Itapetinga, 38 vagas; Candeias, com 32; Irecê, com 30; entre vários outros, que chegaram a ter resultado negativo no primeiro semestre. Este foi o caso de Simões Filho (-322), Porto Seguro (-283), Ilhéus (-520) e Dias D´Ávila (-473), por exemplo.


Levando em conta os últimos 12 meses, os números são ainda mais positivos. Foram abertas 429 vagas contra 243 desligamentos, o que resultou num saldo de 186 novos postos de trabalho com carteira assinada em Amargosa. O incremento foi de 12,3%.