Salvador

ITABUNA IMPLANTA PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM AÇÕES INTEGRADAS

Vide
| 15/07/2009 às 17:00
Prefeito capitão Azevedo no lançamento do programa Criari, em Itabuna
Foto: Waldyr Gomes
  (Por Erivaldo Bomfim)


"Devemos cuidar de nossas crianças e adolescentes para que eles possam ter assegurado os seus direitos de cidadania plena, promovendo mais saúde, educação, esporte e lazer".

Foi desta forma que o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, destacou a importância do Projeto Criari que a Secretaria da Saúde está implantando em parceria com as secretarias da Assistência Social, da Educação, do Esporte e Lazer e a Fundação Marimbeta, visando promover a melhoria da qualidade da assistência prestada às crianças e adolescentes do município nos seus múltiplos aspectos.



O prefeito ressaltou que o projeto propõe a toda comunidade abraçar a causa do acolher e cuidar para que, aqueles que de fato é o futuro da nossa cidade, não sejam "presas" fáceis para o mundo das drogas e de outros vícios que são nocivos à convivência em sociedade. "Temos que cuidar deles agora porque depois poderá ser pior. É com essa consciência e propósito que as secretarias se uniram, deixando de fazer trabalhos isolados para em conjunto promover uma assistência integral e mais humana as crianças e adolescentes", afirmou Azevedo.


Ao descrever o projeto como um eixo estruturante das ações governamentais, a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Fernanda Cândida Ludgero, disse que a proposta é tratar de crianças e adolescentes que estão em condições de vulnerabilidade social, com foco na prevenção de doenças, gravidez na adolescência, uso de substâncias psicoativas, envolvimento com narcotráfico e violência intra e extrafamiliar, que são questões relacionadas à saúde.


Cadastro único


 Para desenvolver o projeto a Prefeitura irá implementar o cadastro único de crianças e adolescentes de Itabuna, visando acompanhamento e encaminhamento aos projetos executados pelas secretarias municipais. "Num segundo momento, iremos integrar todas as ações executadas no município de Itabuna estabelecendo uma rede única de atendimento", frisou Fernanda.


Lançado em comemoração aos 19 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a solenidade de apresentação do Projeto Criari, no último dia 13, contou com a presença dos secretários municipais Antonio Vieira (Saúde), José Alcântara Pelegrine (Esporte), José Antonio Formigli Rebouças (Assistência Social), Fernando Vita (Desenvolvimento Urbano), o presidente da Fundação Marimbeta,Geraldo Pedrassoli, e o presidente da Câmara de Vereadores, Clóvis Loyola.


As atividades de lançamento do projeto, teve continuidade na terça-feira (14), com um mutirão de serviços para as crianças e adolescentes do programa AABB Comunidade, com consultas médicas, atendimento em enfermagem e nutricional, bem como atividades educacionais desenvolvidas por agentes comunitários da Unidade Júlio Brito. Segundo a coordenadora de Programas de Saúde da Criança e Adolescente, Dayse Santos, o mutirão é uma atividade da saúde em parceria com Secretaria de Assistência Social. Ao todo, 100 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 7 e 17 anos, foram atendidos no mutirão.


Na quarta e quinta-feira (15 e 16), forma realizadas ações educativas na rede básica de saúde em parceria com escolas. Para a sexta-feira (17) está programada uma caminhada com crianças e adolescentes inseridos nos diversos programas da rede municipal. O evento está previsto para as 8 horas, com saída do Jardim do Ó.