Salvador

PREFEITURA COMEÇA NA SEXTA A MELHORAR ILUMINAÇÃO NA AVENIDA GARIBALDI

Veja
| 08/07/2009 às 18:28
   O prefeito João Henrique, em companhia do secretário municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência, Fábio Mota e do superintende da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Euvaldo Jorge Miranda de Oliveira assina nesta sexta-feira (10), ordem de serviço que dá início a mais uma etapa de melhoria da iluminação da cidade.
 
   Desta vez a Avenida Anita Garibaldi será a contemplada, o que resultará numa soma de 12 grandes vias com a iluminação totalmente modernizada. A cerimônia está marcada para as 15h, no monumento Clériston Andrade.

               
   Na primeira fase, serão instalados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) um total de 169 postes, cada um com quatro luminárias para lâmpadas de 400 Watts de vapor metálico, que proporcionam além de uma visibilidade melhor para pedestres, conforto visual noturno para os motoristas. As atuais são de vapor de sódio que possuem qualidade inferior.

            
     Serão beneficiadas ainda com nova iluminação as pistas de ciclismo e cooper de toda a extensão, assim como as praças Lord Cochrane e dos Reis Católicos.  Merece destaque também, segundo o secretário de Serviços Públicos, tanto a otimização do consumo de energia quanto o moderno designer, feito com exclusividade para o local, onde cada avenida tem um conceito mobiliário urbano, com projetos específicos.


   ECONOMIA

"Com as novas lâmpadas teremos uma economia de cerca de 30% referente ao consumo, sem falar na garantia de fábrica dos novos equipamentos que vão de 20 a 25 anos, enquanto os antigos possuem vida útil em alguns casos de somente quatro anos", enfatizou. Outra vantagem, conforme Mota, é o tipo do material dos novos postes, já utilizados em grandes metrópoles, que por ser mais leve, tem um impacto menor em casos de acidentes automobilísticos.


"As estatísticas do mundo inteiro comprovam que o dano à pessoa humana é muito maior em caso de colisão em um poste de concreto do que no modulado, o que, conseqüentemente, irá favorecer ainda mais segurança do motorista", comemorou, ressaltando que cenários semelhantes já podem ser conferidos nas avenidas Dorival Caimmy, Suburbana, Magalhães Neto, Amaralina, Tancredo Neves, Porto dos Mastros, na Ribeira, Lima e Silva (Liberdade), Antonio Carlos Magalhães, Simon Bolívar (Centro de Convenções), Quarta Avenida, no Centro Administrativo da Bahia, Barros Reis, Centenário e Oceânica, do trecho que compreende o Porto da Barra ao Clube Espanhol e ainda parte da Otávio Mangabeira, que vai do Largo das Baianas até a Praça Nossa Senhora da Luz. Vale ressaltar que o projeto da Suburbana possui quatro etapas e apenas uma resta ser concluída.