Um dos pontos altos das comemorações ao 2 de Julho aconteceu nesta quarta-feira, dia 1º, à tarde, no bairro de Pirajá, no monumento aos heróis da Independência da Bahia. O vice-prefeito Edvaldo Brito, o prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar, e o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Antônio Lins, recepcionaram os atletas que conduziram a tocha olímpica desde o município de Cachoeira, liderados por Mário Catucha. Autoridades e atletas acenderam a pira, diante de uma multidão que acompanhava toda a solenidade cívica.
Em seguida houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, por Edvaldo Brito, da Bahia, por Eduardo Alencar, e de Salvador por Antônio Lins. As autoridades depositaram flores no túmulo do general Pedro Labatut, comandante do exército pacificador, que morreu em 4 de setembro de 1849, aos 74 anos de idade. A Banda da Polícia Militar, regida pelo capitão Aníbal, executou o Hino ao 2 de Julho, em homenagem aos heróis da Independência.
Igualdade e diversidade
O presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Sanches (PMDB), ressaltou a importância histórica do 2 de julho, chamando atenção para "os ideais de liberdade, igualdade e diversidade" que moveram as lutas pela independência. Ideais que foram destacados nas bandeirinhas distribuídas com a população pela Câmara Municipal, Instituto Geográfico e Histórico e prefeitura de Salvador.
"A Câmara se junta ao povo baiano para homenagear os nossos heróis. Ao participar do desfile cívico, contribuímos para preservar a nossa rica história, mantendo viva uma luta que deixou o Brasil livre da dominação portuguesa. Hoje, a independência simboliza a luta por mais emprego, mais educação, igualdade civil e, sobretudo, por uma cidade melhor", declarou o presidente Alan Sanches.