Após a visita do lobista Gracílio Santos à Guarda Municipal de Salvador registrada em A Tarde desta quarta-feira, 24, e o provável envolvimento do superintendente da Guarda Municipal de Salvador, coronel José Alberto Guanais, com os desdobramentos da Operação Nêmesis, Correio, também desta quarta-feira, 24, o militar solicitou ao prefeito João Henrique o afastamento de suas funções e foi atendido.
O pedido foi encaminhado ao secretário de Serviços Públicos, Fábio Mota, que se reuniu com o prefeito e, juntos, decidiram por afastar Guanais. A prefeitura agora procura um novo superintendente para a patrulha metropolitana. O prefeito afirmou, por meio de nota oficial, que a administração pública se manterá disponível para o Ministério Público para esclarecer o que for necessário.
Sem dinheiro, Gracílio procurou a superintendência da GM para aditivos de faturas e teria sustentado que o fardamento e equipamentos utilizados no desfile do 2 de Julho, pelo pessoal da GM, foram fornecidos por sua empresa. Em depoimento de uma servidora a Promotoria de Justiça o coronel Guanaes foi quem teria indicado a empresa Central de Negócios Ltda para prestar serviços à GM.
Na edição do Correio situações ainda mais contundentes contra o coronel o que poderá, também respingar no secretário Fábio Mota, da SESP, onde gravações revelam ligações entre o coronel Guanais e o articulador das fraudes na PM sobre venda de fardas.
A NOTA DA PREFEITURA
A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informa que já está sendo definido o nome do novo superintendente da Guarda Municipal de Salvador (GMS). O coronel José Alberto Guanais encaminhou ontem (23) ao secretário dos Serviços Públicos, Fábio Motta, seu pedido de afastamento da Superintendência da instituição.
A solicitação do coronel foi comunicada ao prefeito João Henrique, que aceitou o pleito e, ao mesmo tempo, destacou seu empenho durante o período em que esteve à frente da corporação. A
Secom reafirma o interesse da Administração Municipal em se colocar sempre à disposição do Ministério Público e na total transparência na apuração de qualquer fato relacionado à Guarda Municipal.
- - - - - - - - - - - - - -
Secom-Secretaria Municipal de
Comunicação da Prefeitura de Salvador