Salvador

SÃO JOÃO: PROGRAMAÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR COMEÇA SEXTA

vide
| 18/06/2009 às 14:25

O som da sanfona, as coloridas e animadas quadrilhas e as enfeitadas barraquinhas de comidas típicas, dão o tom interiorano aos festejos juninos no Centro Histórico de Salvador. Na próxima sexta-feira (19), a programação musical vai esquentar, levando ao público o melhor da tradicional música nordestina.

O São João nos Largos do Pelourinho, Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D´Água, é uma iniciativa do Programa Pelourinho Cultural (Ipac), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, e em parceria com a Secretaria de Cultura.


Os tradicionais trios de forró marcam presença nas comemorações dos santos juninos no Pelô. Nesta sexta (19), o arrasta-pé fica por conta do grupo Forró Pesado, às 21h, no Largo Pedro Archanjo. No mesmo horário, Tenilson Gonzaga e o seu Trio animam o público na Quincas Berro D'água. 


Pelas ruas do Pelourinho, a partir das 20h, o grupo Paraoano Sai Milhó mantém a tradição de sair pelas ruas cantando e divertindo o público. "São 45 anos de história, mas somente há 10 anos participamos do São João do Pelourinho homenageando os baianos como Walter Queiroz, Riachão, Wilson Aragão, além das tradicionais canções de Luiz Gonzaga. Nós fomos o primeiro grupo a sair pelas ruas do Pelourinho durante o Carnaval e o São João", conta Francisco Ulisses, um dos coordenadores do grupo.

 

 

"Olha o fogo, olha o fogaréu, queimando as pontas

da palha do meu chapéu".

 

O grande sucesso de Walter Queiroz, a canção "Fogaréu", se tornou um dos maiores clássicos do moderno São João. Uma das estrelas do forró baiano, o cantor e compositor, será uma das atrações de sexta. O show acontece no Largo Quincas Berro D'água, a partir das 22h30. Walter é um dos mais consagrados artistas de sua geração. "Irei apresentar clássicos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, entre outros", afirma. A cantora Cláudia Moura fará uma participação especial. 


No Largo Pedro Archanjo, às 23h30, quem assume o palco é o cantor e compositor Paulo Góes, apresentando um repertório que mistura forró, sertanejo e percussão baiana. O músico realizou recentemente uma turnê pelo sul da Itália e participou do Festival Internacional Blues in Town com a presença de artistas de todo o mundo. Atualmente, Paulo Goés grava seu mais novo trabalho unindo o sertanejo com a percussão baiana, dirigido pelo percussionista Waltinho do Chiclete com Banana.


Às 21h, no Largo Tereza Batista, o arrasta-pé cede lugar ao ritmo eletrizante de DJ Dabeat. Influenciado pelo samba-reggae que ouvia desde menino, o artista formou seu repertório, que apresenta remixes de pérolas da MPB, dentre outros estilos musicais.


Logo depois, às 23h30, também no Largo Tereza Batista, quem sobe ao palco é a banda Neto Lobo e a Cacimba. O grupo utiliza a linguagem pop com elementos da música nordestina e afro-baiana, com destaque para utilização  de instrumentos típicos como pandeiro, surdo virado, zabumba e timbau.



No Largo do Pelourinho a música nordestina não para. Às 19h, o Trio de Forró Zé Sanfona dá início ao forró. Em seguida, às 21h, as Quadrilhas Risco de Fogo e Impacto do Forró proporcionam ao público um grande espetáculo de música e dança. Os baianos do "Forrozeiros de Plantão" dão seguimento ao arrasta-pé a partir das 23h30. A banda tem no comando o ex-cantor da Banda Cavalo Doido, Jorge Lui, e o ex-cantor do Bonde do Maluco, Caio Franco.


O samba junino marca presença e encerra a programação junina desta sexta, no Largo do Pelourinho, com o grupo Só Samba de Roda. Os grupos de samba duro saem pelas ruas da cidade desde a década de 70. Desde o final do século XIX os negros que trabalhavam nas lavouras do interior da Bahia se concentravam no Recôncavo. Após a descarga das mercadorias, formavam-se rodas, faziam batidas e levantavam a poeira com os pés, dançando de acordo com os ritmos originais, de diversas regiões do continente africano, dando origem ao que conhecemos hoje como samba de roda.


O São João do Pelô integra o projeto do Governo do Estado que, através de ações da Secretaria de Turismo, pretende transformar o "São João da Bahia" num produto turístico nacional. A novidade deste ano é o serviço 24h Disque Bahia Turismo (71) 3103-3103 (com atendimento em português, inglês e espanhol). Turistas e baianos também poderão acompanhar toda a programação e coberturas dos shows nos largos e praças do Pelô, através do site www.saojoaobahia.com.br.