Salvador

ITABUNA ENTREGA PRÊMIOS DO PÁTRIA AMADA NO AUDITÓRIO DO COLÉGIO CISO

vide
| 17/06/2009 às 08:39
Turma do ensino fundamental recebe prêmios do Pátria Amada, em Itabuna
Foto: Vinicius Borges
 

A temperatura amena acompanhada de uma fina garoa registrada em Itabuna parecia não combinar com o clima de euforia das torcidas organizadas, a ansiedade, a expectativa e o nervosismo dos participantes do 6º Concurso Pátria Amada na solenidade de premiação dos vencedores, realizada no auditório do Colégio Ciso.

A festa de entrega de prêmios começou com coreografias "Saúde do Corpo e da Mente", apresentadas pela Escola Municipal Ciso e do Grupo Escolar José Oduque Teixeira, num show de beleza proporcionado por alunos do Ciclo da Infância. Os estudantes do Imeam também subiram ao palco para a apresentação da peça teatral "Saúde e Segurança no Trabalho".


Neste 6º Concurso Pátria Amada, professores e estudantes de 30 escolas concorreram com trabalhos a partir do tema "Vida Saudável: a saúde como responsabilidade coletiva", envolvendo as temáticas: saúde pública, meio ambiente e saúde do corpo e da mente. Foram premiados os vencedores das categorias: Artes Plásticas em Tinta Guache, Musical, Coreografia, Panfleto de Conscientização, Jogo de Perguntas e Respostas, Teatro, Bônus (Jingle para carro de som), MPB, Poesia e Projeto de

Intervenção na Comunidade.


Promovido pela Secretaria da Educação, o concurso faz parte do Programa Pátria Amada implementado na Rede Municipal de Ensino de Itabuna em março de 2006 como uma ação sócio-educativa, a partir de atividades integradas e interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar em torno do eixo temático "Cidadania". 

Nesta edição foram entregues mais de R$ 50 mil em prêmios, entre brinquedos educativos, celulares, TV LCD, microsystens, bicicleta, aparelhos de DVD, bolsa de estudos na Unime e um crédito de R$ 3 mil para a escola vencedora na categoria projeto de intervenção.


O secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, enfatizou que a intenção da SEC foi mobilizar a comunidade, a partir do ambiente escolar, para refletir sobre a responsabilidade de todos com a promoção da saúde coletiva, como algo que vai além das ações governamentais. Ele disse que a questão dos vencedores é o que menos importa, porque a mudança de atitude a partir da sensibilização dos diversos agentes da escola e da localidade onde a unidade escolar está inserida é o melhor e principal efeito esperado.

Gustavo destacou a Trifil e a Unime como parceiros da SEC na realização do Pátria Amada, numa clara demonstração de que, em Itabuna, empresas do setor privado participam das ações educativas. "O Programa tornou-se uma ação continuada na Rede Municipal, graças o envolvimento e compromisso dos educadores, fazendo todos sentir-se parte da escola, da cidade, do país. Isto tem ajudado a trabalhar questões da cidadania, na medida em que buscamos desenvolver no estudante a consciência crítica sobre a realidade em que está inserido, provocando mudança de atitudes", frisou o secretário.

Também falaram na solenidade o representante do prefeito José Nilton Azevedo, o chefe de gabinete Ivann Montenegro, a diretora acadêmica da Unime, Andréa Sauer, a representante da Trifil, Caroline Magno, e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Lima.


Vencedores


Categoria

1º lugar

Artes Plásticas em Tinta Gauche

Ana Karen Glicério de Jesus, Pré-Escola / Escola Municipal Berilo)

Musical Meu Corpo

Creche CAIC Jorge Amado

Coreografia "Saúde do Corpo e da Mente"

Grupo Escolar José Oduque Teixeira

Panfleto de Conscientização "Lixo"

Willian Max Bispo / Escola Professor Everaldo Cardoso

Jogo de Perguntas e Respostas "DST/Aids e Gravidez na Adolescência"

Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam)

Teatro "Saúde Coletiva"

Imeam

Bônus / Jingle Todos Contra a Dengue

José Carlos Rodrigues Lima / Escola Flávio Simões

MPB "Quem canta seus males espanta"

Professora Lúcia Helena Ramos / Escola Amélio Cordier

Poesia

Professora Gisele Fontes Nunes / Escola Ação e Cidadania

Projeto de Intervenção na Comunidade "Todos Contra a Dengue"

Escola Municipal Marieta Borges,


(Texto de Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges)