Salvador

ORQUESTRA SINFÔNICA NEOJIBÁ ABRE SÃO JOÃO NO PELOURINHO, NA QUARTA

vide
| 09/06/2009 às 20:10
A Neojibá estará no São João do Pelô
Foto: Manu Dias
A Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, primeira formação do projeto Neojibá, é uma das atrações da abertura do São João da Bahia, no Pelourinho, nesta quarta-feira (10), às 20h. Sob a regência do maestro Ricardo Castro, a J2J mostra no repertório músicas ligadas às raízes regionais como Asa Branca, de Luiz Gonzaga.


Na parte clássica, trechos de Carmen nº 1, do compositor francês Georges Bizet, além de Batuque, da suíte sinfônica Reisado do Pastoreio, do brasileiro Lorenzo Fernandes, e a composição do argentino Alberto Ginastera, Malambo.

A Música Popular Brasileira encerra o programa com a execução de Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. A entrada é gratuita.


Primeira formação do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a J2J é composta por 80 integrantes, de 10 a 25 anos, e tem atividades regulares de segunda a sexta-feira no TCA.


O Projeto Neojibá é promovido pela Secretaria de Cultura, por intermédio do Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), e tem coordenação do maestro e pianista Ricardo Castro.


A orquestra já apresentou concertos no Teatro Castro Alves, Concha Acústica e outros espaços, como o Pelourinho, Costa de Sauípe e, mais recentemente, no navio-escola venezuelano Simon Bolivar.


Grandes artistas da música brasileira


Os forrozeiros Elba Ramalho e Targino Gondim são as principais atrações da noite de abertura do São João da Bahia, nesta quarta-feira (10), no Terreiro de Jesus. Eles sobem ao palco após as apresentações da Orquestra Sanfônica de Sergipe e dos grupos Neojibá e Vozes Reveladas.


O primeiro dia da programação no Centro Histórico, que é véspera do feriado de Corpus Christi, terá início às 20h e prosseguirá até as 3h. A entrada é gratuita e a expectativa é que pelo menos 15 mil pessoas compareçam ao local, que é um dos principais cartões-postais da Bahia.


O calendário oficial do São João da Bahia, organizado pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa, em Salvador, prevê ainda shows de outros grandes artistas da música brasileira e regional como Dominguinhos, Gilberto Gil, Daniel, Daniela Mercury, Geraldo Azevedo, Trio Nordestino, Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Alceu Valença, Gereba, Estakazero, Del Feliz, entre outros.