Salvador

LAURO DE FREITAS FICA MAIS VERDE NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

vide
| 03/06/2009 às 11:40
Crianças da Escola Infância Feliz participam de plantios de árvores
Foto: João Raimundo

Pelo terceiro ano, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas mobiliza toda a população no Projeto Cidade Verde. Dando início às atividades da Semana do Meio Ambiente, cerca de 30 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Básico da pequena Escola Infância Feliz, no centro, logo pela manhã desta segunda feira, 1º de junho, receberam a incumbência de plantar mudas de pau pombo, pitanga, entre outras espécie nativas da região, no pátio da escola.


A escola, que fica na rua São Jorge, é uma das 30 da rede municipal que participam do Projeto Cidade Verde, que este ano está plantando 500 mudas adquiridas com apoio do Aterro Sanitário BATTRE, empresa que faz coleta de lixo na Região Metropolitana de Salvador. A finalidade é possibilitar ao alunado conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas para a manutenção do meio natural.

Para a diretora da Infância Feliz, Dinalva Oliveira, os alunos e alunas terão uma semana de atividades para consciência ambiental. Lucas Pereira Lins, 10 anos, do 5º ano, sabe bem o que está fazendo. "Sem as plantas a gente não pode respirar", justifica o garoto que acaba de plantar um pé de pau-pombo. Dinalva Oliveira já está providenciando um termo de adoção simbólico para cada árvore ter um protetor ou uma protetora.

"Cada semana, uma turma vai ficar responsável por cuidar e regar".

Com a Semana do Meio Ambiente, ganham novas árvores, além do centro, Itinga, Portão, Vilas do Atlântico, Capelão, Vida Nova. E para pintar Lauro de Freitas de Verde, mais plantações no Parque Ecológico de Vilas do Atlântico, anexo ao Centro de Referência Lélia Gonzalez, quinta-feira, 9h. Os alunos da rede pública vão plantar árvores nobres, como o jequitibá, pau brasil e outros, no Parque Ecológico Municipal, na rua Praia de Pajussara.


Ação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SMARH) com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a de Serviços Públicos (SESP), a Semana do Meio Ambiente, segue até o dia 5 com intensa programação.


Doutores da Natureza


Projeto que está completando 10 anos, o Doutores da Natureza surgiu inspirado no "Doutores da Alegria", só que com objetivo de mobilizar a comunidade para cuidar como um "médico" dos pacientes, que no caso é cada rio da cidade. Este ano, alunos da rede pública percorrem as margens dos rios Sapato, Ipitanga e Joanes e terão uma aula viva. Vão avaliar os aspectos visíveis e o impacto da poluição na fauna e flora dos rios. O evento é aberto a toda comunidade.


Destaques da semana do meio Ambiente


Lauro de Freitas terá Sistema de Esgoto Integrado


O Sistema de Esgoto Integrado de Lauro de Freitas será ligado ao segundo emissário submarino do Estado, em Jaguaribe, e solucionará o problema de esgotamento sanitário do município. O projeto será apresentado à comunidade, na quinta-feira, dia 4, pela gerente de Ações Ambientais da Embasa, engenheira Ana Paula Meira, no Auditório do SENAI/Cetind, às 16h.


Política Ambiental Integrada


Lei que vai nortear toda a política ambiental de Lauro de Freitas, o projeto de Política Ambiental Integrada será enviado para aprovação na Câmara Municipal. Antes será apresentado para a sociedade no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, no auditório do SENAI/Cetind, às 8h30. Aprovado, todo o município será beneficiado desde a revitalização do Conselho Municipal de Meio Ambiente até as regras que nortearão a realização de convênios.


Mais atividades


CAMINHADA ECOLÓGICA 

Para conscientizar a população sobre os males da poluição ambiental será realizada no dia 3 de junho uma Caminhada Ecológica. A saída está marcada para às 14h, da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, e segue até o Ginásio Municipal de Esportes.  No percurso a comunidade será alertada sobre a poluição dos rios Joanes, Ipitanga e Sapato.


SEMINÁRIO SOBRE FISCALIZAÇÃO 

Fiscais das Secretarias de Meio Ambiente, SESP, Saúde, Trânsito e Transportes participam do Seminário sobre Fiscalização, no auditório do SENAI/Cetind, visando atualização em relação às leis ambientais. O Seminário faz parte de integração das secretarias, que apresentarão seus procedimentos de fiscalização para discussão em conjunto.  A abertura será feita pelo professor e consultor jurídico Manoel Mendonça.


PROJETO TAMAR 

A partir de quarta-feira, 3, no Senai Cetind de Lauro de Freitas, das 8h30 às 17h, estão sendo expostas tartarugas empalhadas, além de fotos, vídeos e informações sobre o Projeto Tamar, num estande montado na entrada do auditório do SENAI/Cetind, durante todo o dia.


PEDALADA ECOLÓGICA
 
Na quinta-feira, 4, saindo da Praça da Matriz, às 14h, estudantes e munícipes participam do Projeto Pedalada Ecológica.  Os ciclistas seguem pela Avenida Beira Rio, Luis Tarquínio com encerramento na Praça Martiniano Maia. Os participantes podem decorar a bicicleta com temas sobre a natureza, a mais original recebe brindes.


INAUGURAÇÃO DE POSTOS SALVA-VIDAS 

Na quinta-feira, as praias de Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga, ganham novos postos salva-vidas. O evento de inauguração será às 10h30, em Buraquinho. Os postos são modernos mobiliários construídos com madeira certificada, de três metros de altura, para facilitar a ação dos salva-vidas. Até junho, outros três postos serão instalados na orla do município.


RIO SAPATO 

A comunidade pode conferir o que é o Projeto SOS Rio Sapato no Auditório do SENAI/Cetind, 9h, quinta-feira (4). O projeto, que será apresentado pelo Departamento de Saneamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, envolve várias etapas: diagnóstico do rio, identificação de fontes poluentes, medidas que serão tomadas para salvar o rio.


POSTAIS AMBIENTAIS 

Fotos tiradas pelos alunos da rede publica do 6º ao 9º ano de 11 escolas foram impressas em banners 1 X 1 metro e serão aproveitadas, posteriormente, para produzir postais a serem distribuídos gratuitamente para divulgar a imagem da cidade. A exposição do projeto Postais Ambientais de Lauro de Freitas será aberta, sexta-feira, 5/6, Senai Cetind, Centro, das 8h às 18h. No mesmo dia e local, uma exposição apresenta desenhos sobre o Meio Ambiente produzidos pelos alunos da 1º ao 5º ano. Os melhores desenhos serão premiados


OFICINA DE RECICLAGEM DA SESP, no Auditório do SENAI/Cetind, 8h30, de sexta-feira, 5/6, a Secretaria de Serviços Públicos abre o estande que vai mostrar o modo de produção e artigos que são produzidos na Oficina Meu Papel, na SESP.