Salvador

CERB FAZ CONVÊNIO COM CORAÇÃO DE MARIA E LEVA ÁGUA AOS DISTRITOS

vide
| 01/06/2009 às 12:30
 O governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) celebrou convênios no valor de cerca de R$ 100 mil com a Prefeitura Municipal de Coração de Maria, a 104 km de Salvador, para fornecimento de materiais hidráulicos na construção de sistemas de abastecimento de água nas localidades Dois Caminhos, Roçado Dois, Santa Rosa e Retiro, beneficiando 1.525 habitantes.
 
Essa parceria tem como objetivo promover o aumento da oferta de água nas comunidades rurais, mediante a construção e ampliação de sistemas, sendo esta uma maneira de se otimizar a utilização de alguns mananciais atualmente disponíveis. O governador Jaques Wagner viaja hoje, 1º de junho, para região, onde vai autorizar a elaboração do convênio.
 
Segundo o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, esta forma de atender às comunidades, situadas no meio rural, apresenta aspectos que são relevantes, pois além de se promover, em sua plenitude, o aproveitamento das vazões dos diversos mananciais explorados, sobretudo poços profundos, também permite a otimização dos custos finais, vez que as despesas de implantação correm por conta da prefeitura de Coração de Maria.

Na parceria cabe à empresa fornecer o apoio técnico, compreendendo os estudos que concluem pela viabilidade da obra, centrada na disponibilidade de vazão do manancial explorado, mediante convênio de materiais hidráulicos. Para Cícero Monteiro, "os resultados têm sido compensatórios, pois estamos levando mais água de boa qualidade para atender a comunidades até então carentes de tais serviços, com custos e prazos menores, o que equivale dizer que estamos ampliando a disponibilidade hídrica da Bahia".
 
O propósito do governo é levar à população do campo, dentro das disponibilidades da região, as condições mínimas de abastecimento de água, em quantidade e qualidade necessárias a melhoria das suas condições de vida e saúde.