Todos os caminhos e estradas da zona rural de Feira de Santana levam ao distrito de Jaguara, neste domingo (31). Lá vai ser comemorado o Dia do Trabalhador Rural. No evento promovido pela Prefeitura acontecerão shows com artistas da terra e oferecidos serviços aos participantes da festa.
A programação começa às 6 horas com alvorada. A partir das 8h30, recepção dos convidados e visitantes, com ônibus interligando gratuitamente a sede de Jaguara aos demais distritos. O encontro é anual e acontece desde 2001 e visa a integração dos trabalhadores rurais.
A programação prossegue com culto ecumênico, às 10 horas. Em seguida, os shows com a Quixabeira da Lagoa da Camisa, as bandas Skandalo e Raízes do Nordeste.
Durante todo o dia serão desenvolvidas atividades esportivas e recreativas, com jogos de xadrez, dama e baralho.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, também conta com apoio da Secretaria de Saúde, que fará aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, vacinação de idosos contra a gripe e de cães e gatos contra a raiva animal.
A Secretaria de Desenvolvimento Social vai promover oficinas de broche de tecido e de caixas de embalagem. Também participarão o Sesc, da EBDA, do Sicoob Subaé e da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), que vai ensinar aos pequenos produtores rurais técnicas de manuseio de defensivos agrícolas e o descarte das embalagens.
A feira acontece desde quinta-feira (28) e prossegue até este sábado (30), no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, que promove o evento, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural. São comercializados produtos produzidos nos oito distritos.
Nas barracas são oferecidas bebidas e comidas típicas da região, bem como materiais e peças de artesanais e íntimas, quadros, sandálias decoradas com fitas e miçangas e plantas ornamentais, medicinais e bonsais.
Tarcízio Pimenta visitou todas as barracas e assegurou aos produtores maior incentivo à feira no próximo ano e observou a movimentação no local, que considerou satisfatória. "A feira oferece produtos de qualidade para todos os gostos a preços bem acessíveis e isso é o que importa, valorizando a cultura da nossa região", completou.
O secretário Ozeny Moraes destacou a importância da feira e também empenho máximo da sua pasta no sentido ampliar o número de participantes no próximo ano. "Vemos a satisfação e o otimismo dos produtores rurais ao criar também um novo espaço para oferecer seus produtos na sede do município".