Salvador

DIA DO TRABALHADOR RURAL VALORIZA CULTURA POPULAR EM DISTRITO DE FEIRA

vide
| 29/05/2009 às 18:06
Prefeito Tarcízio e secretário Ozeny Moraes na Feira do Trabalhador Rural
Foto: Silvio Tito

Todos os caminhos e estradas da zona rural de Feira de Santana levam ao distrito de Jaguara, neste domingo (31). Lá vai ser comemorado o Dia do Trabalhador Rural. No evento promovido pela Prefeitura acontecerão shows com artistas da terra e oferecidos serviços aos participantes da festa.


A programação começa às 6 horas com alvorada. A partir das 8h30, recepção dos convidados e visitantes, com ônibus interligando gratuitamente a sede de Jaguara aos demais distritos. O encontro é anual e acontece desde 2001 e visa a integração dos trabalhadores rurais.


A programação prossegue com culto ecumênico, às 10 horas. Em seguida, os shows com a Quixabeira da Lagoa da Camisa, as bandas Skandalo e Raízes do Nordeste.

Durante todo o dia serão desenvolvidas atividades esportivas e recreativas, com jogos de xadrez, dama e baralho.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, também conta com apoio da Secretaria de Saúde, que fará aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, vacinação de idosos contra a gripe e de cães e gatos contra a raiva animal.


A Secretaria de Desenvolvimento Social vai promover oficinas de broche de tecido e de caixas de embalagem. Também participarão o Sesc, da EBDA, do Sicoob Subaé e da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), que vai ensinar aos pequenos produtores rurais técnicas de manuseio de defensivos agrícolas e o descarte das embalagens.


FEIRA DO TRABALHADOR

Vamos incentivar cada vez mais por entendermos que se trata de um evento importante, que proporciona ao pequeno produtor condições de expor os seus produtos, além de valorizar a cultura da nossa região". A declaração foi do prefeito Tarcízio Pimenta durante  visita à 1ª Feira do Trabalhador Rural, na manhã desta sexta-feira (29).


A feira acontece desde quinta-feira (28) e prossegue até este sábado (30), no estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, que promove o evento, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural. São comercializados produtos produzidos nos oito distritos.


Nas barracas são oferecidas bebidas e comidas típicas da região, bem como materiais e peças de artesanais e íntimas, quadros, sandálias decoradas com fitas e miçangas e plantas ornamentais, medicinais e bonsais.


Tarcízio Pimenta visitou todas as barracas e assegurou aos produtores maior incentivo à feira no próximo ano e observou a movimentação no local, que considerou satisfatória. "A feira oferece produtos de qualidade para todos os gostos a preços bem acessíveis e isso é o que importa, valorizando a cultura da nossa região", completou.


O secretário Ozeny Moraes destacou a importância da feira e também empenho máximo da sua pasta no sentido ampliar o número de participantes no próximo ano. "Vemos a satisfação e o otimismo dos produtores rurais ao criar também um novo espaço para oferecer seus produtos na sede do município".